Campos Gerais

Cooperados da Castrolanda conquistam certificação de sustentabilidade

Dois cooperados da Castrolanda conquistaram uma certificação de sustentabilidade da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). O reconhecimento é concedido a produtores de soja que trabalham com práticas sustentáveis nas propriedades, desenvolvendo ações voltadas ao âmbito econômico, ambiental e social.

O evento que marcou a entrega dos certificados aos cooperados – realizado em Castro na terça-feira, 24 de maio – também serviu para que produtores discutissem sobre o tema junto aos representantes da Castrolanda e da empresa Produzindo Certo, parceira da cooperativa no programa de implementação das práticas sustentáveis.

A certificação confirma os processos de sustentabilidade nas propriedades rurais, adequando-as às necessidades globais de desenvolvimento. Com ela, cooperados se tornam aptos a comercializar sacas de soja com empresas e mercados que exigem a certificação, além da venda de créditos RTRS de sustentabilidade.

 [RELACIONADAS]

Os cooperados certificados nesta primeira etapa foram João Cristiano Kiers, da Fazenda Romi, e Jean Leonard Bouwman, da Fazenda Bom Sucesso. Apesar de ser a primeira vez em que cooperados da Castrolanda conquistam a certificação, a cooperativa já possui um programa para auxiliar outros associados no processo.

Gerente executiva da Área de Negócios Agrícola da Castrolanda, Tatiane Bugallo acredita que a exigência de práticas sustentáveis no agronegócio deve tomar um rumo muito próximo do que aconteceu com o investimento em Qualidade nas indústrias – que inicialmente era considerado um diferencial às empresas, mas passou a ser uma obrigação e exigência de mercado.

“Neste primeiro momento entendemos que as certificações sustentáveis servem para acessar alguns mercados globais e internos, mas o com o decorrer dos anos ela será uma exigência natural para que se possa comercializar com grandes empresas, que se tornam cada vez mais sustentáveis”, acredita Tatiane.

Na Castrolanda, o fomento de boas práticas agrícolas e certificações sustentáveis está sob responsabilidade da área de Assistência Técnica, que deve integrar o processo de apoio e auditoria interna por meio dos agrônomos que já atendem os cooperados. Coordenador de Assistência Técnica, Rudinei Bogorni explica que o objetivo da Castrolanda é dar suporte técnico e logístico para que o processo de certificação seja cada vez mais prático e menos burocrático para os produtores.

“Já possuímos uma equipe técnica inserida na rotina das propriedades. Nosso objetivo é capacitar estes profissionais para que eles possam auxiliar os cooperados em relação às exigências e adaptações que a certificação RTRS exige”, explica.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. A missão é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. Contando com mais de 200 membros em vários países, a RTRS é atualmente o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG