Dois cooperados da Castrolanda conquistaram uma certificação de sustentabilidade da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). O reconhecimento é concedido a produtores de soja que trabalham com práticas sustentáveis nas propriedades, desenvolvendo ações voltadas ao âmbito econômico, ambiental e social.
O evento que marcou a entrega dos certificados aos cooperados – realizado em Castro na terça-feira, 24 de maio – também serviu para que produtores discutissem sobre o tema junto aos representantes da Castrolanda e da empresa Produzindo Certo, parceira da cooperativa no programa de implementação das práticas sustentáveis.
A certificação confirma os processos de sustentabilidade nas propriedades rurais, adequando-as às necessidades globais de desenvolvimento. Com ela, cooperados se tornam aptos a comercializar sacas de soja com empresas e mercados que exigem a certificação, além da venda de créditos RTRS de sustentabilidade.
[RELACIONADAS]
Os cooperados certificados nesta primeira etapa foram João Cristiano Kiers, da Fazenda Romi, e Jean Leonard Bouwman, da Fazenda Bom Sucesso. Apesar de ser a primeira vez em que cooperados da Castrolanda conquistam a certificação, a cooperativa já possui um programa para auxiliar outros associados no processo.
Gerente executiva da Área de Negócios Agrícola da Castrolanda, Tatiane Bugallo acredita que a exigência de práticas sustentáveis no agronegócio deve tomar um rumo muito próximo do que aconteceu com o investimento em Qualidade nas indústrias – que inicialmente era considerado um diferencial às empresas, mas passou a ser uma obrigação e exigência de mercado.
“Neste primeiro momento entendemos que as certificações sustentáveis servem para acessar alguns mercados globais e internos, mas o com o decorrer dos anos ela será uma exigência natural para que se possa comercializar com grandes empresas, que se tornam cada vez mais sustentáveis”, acredita Tatiane.
Na Castrolanda, o fomento de boas práticas agrícolas e certificações sustentáveis está sob responsabilidade da área de Assistência Técnica, que deve integrar o processo de apoio e auditoria interna por meio dos agrônomos que já atendem os cooperados. Coordenador de Assistência Técnica, Rudinei Bogorni explica que o objetivo da Castrolanda é dar suporte técnico e logístico para que o processo de certificação seja cada vez mais prático e menos burocrático para os produtores.
“Já possuímos uma equipe técnica inserida na rotina das propriedades. Nosso objetivo é capacitar estes profissionais para que eles possam auxiliar os cooperados em relação às exigências e adaptações que a certificação RTRS exige”, explica.
Sobre a RTRS
Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. A missão é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. Contando com mais de 200 membros em vários países, a RTRS é atualmente o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade.