A Polícia Civil do Paraná (PCPR) irá doar o valor líquido das inscrições da corrida em alusão aos 170 anos da instituição para a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda-Autismo). O evento acontecerá no dia 26 de novembro, em Curitiba.
A missão da ação solidária é arrecadar fundos para colaborar com a instituição a fim de que essa possa promover congressos, capacitações, treinamentos e difundir sobre os direitos das pessoas autistas.
“O principal objetivo da Corrida da PCPR é auxiliar na promoção dos direitos das pessoas autistas, levando conhecimento para que a sociedade acolha e integre esses cidadãos. Você, sua família e seus amigos participam de uma atividade saudável que é a corrida e auxiliam nessa causa tão nobre”, afirma o coordenador da organização do evento, João Mário Goes.
As inscrições para a corrida podem ser feitas através do link.
A Onda-Autismo é uma entidade de caráter social, sem fins lucrativos, que tem na sua concepção a diferença e o discernimento no ato de planejar e executar ações, cuja finalidade é o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas.
A instituição é a maior organização em âmbito nacional em relação a causa do autismo e atua em mais de 300 municípios em 20 Estados e no Distrito Federal.
PARCERIA- A integração entre a PCPR e a Onda iniciou no mês de maio deste ano. Na ocasião, servidores foram capacitados para o atendimento a pessoas autistas.
Posteriormente, a PCPR ganhou o selo “Instituição Amiga da Pessoa Autista”. A iniciativa tem como objetivo capacitar e treinar os policiais sobre o atendimento das pessoas autistas e também sobre os procedimentos a serem observados em ocorrências envolvendo pessoa com espectro autista (TEA).
De acordo com a mãe de autista, advogada e conselheira municipal da Onda, Aline Milanêz, a parceria com a PCPR trará maior credibilidade e visibilidade da ONDA e respeito a comunidade autista em defesa de seus direitos.
“A ação auxilia na conscientização em relação à sociedade sobre os direitos das pessoas autistas, bem como sensibiliza que estas pessoas precisam serem olhadas com respeito e dedicação desde a primeira infância, haja vista que a intervenção precoce contribuirá para seu progresso e desenvolvimento de suas habilidades, o que lhe proporcionará uma vida mais digna”, afirma.
CORRIDA- Ao todo serão 2 mil vagas para praticantes de corrida de rua e caminhada, de ambos os sexos, com idade a partir de 13 anos para a prova de cinco quilômetros e de 16 para a de dez quilômetros.
O evento é alusivo ao aniversário de 170 anos da instituição, comemorado no dia 28 de setembro.