Ponta Grossa

Criança aguarda mais de 17 horas por vaga no HUMAI

Uma criança de apenas 5 anos aguarda há mais de 17 horas por um leito no Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI), após engolir uma moeda e ficar com o objeto entalado em sua garganta.

João Vitor de apenas 5 anos foi internado na Unidade de Pronto Atendimento UPA Santa Paula por volta das 18h30 do último domingo (14), após engolir uma moeda. Com dificuldade para falar e respirar, os pais do menino encaminharam o mesmo até a UPA para receber os primeiros atendimento e encaminhamento.

De acordo com seus pais, a equipe médica realizou um exame de Raio-X, o qual comprovou que o objeto permanece alojado em sua garganta.

“Desde ontem ele chora de dor o médico aqui do Upa está tentando entrar em contato com o hospital da criança pra transferir ele pra lá, mas eles [equipe HUMAI] não falam nada desde ontem,” disse Pâmela, mãe de João.

Desde o internamento João permanece sem se alimentar há 17 horas. Familiares cogitaram sobre retirar a criança da unidade para encaminhá-lo até um hospital particular, poderem de acordo com relato da mãe, a equipe médica afirmou que o Conselho Tutelar seria acionado caso a criança deixasse a UPA.

“Ele está de jejum desde ontem sem comer nada, pra ajudar estou grávida com muita dor desde ontem de ficar sentada aqui esperando Eles não fazem nada, hoje pela manhã meu marido estava muito nervoso queria tirar ele daqui, mas a médica disse que se nós tirássemos ele daqui ela irá acionar o conselho tutelar”, concluiu.

O Portal Bnt Online entrou em contato com a UEPG que administra o HUMAI, buscando esclarecer os fatos e identificar a falta de leitos no Hospital Materno Infantil. A resposta que recebemos é de que:

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio do seu Hospital Universitário Materno-Infantil, esclarece que a transferência de pacientes para hospitais acontece via Central de Leitos do Estado. Qualquer informação pode se obtida pela Regional de Saúde. 

[RELACIONADAS]

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone