Relatos de uma paciente testada positivo para a novo Coronavirus dão conta que crianças e idosos aguardaram por no mínimo quatro horas no mesmo ambiente e sem distanciamento, deixando-os expostos ao COVID-19.
[RELACIONADAS]
[RELACIONADAS]
Em seu relato a paciente Amanda afirma que chegou na UPA as 19h40 min. Com o resultado positivo do teste para COVID-19. Por volta das 23h30 a paciente relatou estar a quatro horas sentada em uma cadeira, com dores e exausta a espera de atendimento.
“Estou exausta, com muita dor no corpo, enxaqueca, fome e chorando. Uma sala fechada, com crianças e idosos, para quantas pessoas eu transmiti esse vírus?”
Demonstrando-se preocupada com a saúde daqueles que na mesma sala se encontravam, Amanda questiona o atendimento oferecido pelo Poder Público que tem tratado a população de modo humilhante e como lixo.
“Me sinto humilhada, me sinto sozinha, e pergunto até quando as pessoas vão ser tratadas como LIXO por esse sistema falho de saúde ?
Sigo sem previsão de atendimento, porque alguém acha que posso esperar mais de 4 horas por atendimento pq não estava com febre quando cheguei, descaso total.”
Em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa, o Portal BnT Online questionou quais protocolos são seguidos para atendimento de pacientes infectados com o COVID-19 e se o local de espera é separado dos demais pacientes.
Em resposta a prefeitura afirmou seguir rigorosamente os protocolos do Ministério da Saúde e que pacientes com casos leves devem procurar atendimento no Ginásio Oscar Pereira
Resposta da Prefeitura:
[RELACIONADAS]
[RELACIONADAS]
O atendimento nas UPAs segue os protocolos de urgência/emergência do Ministério da Saúde, visto que são Unidade de Pronto Atendimento. Dessa forma, a prioridade de atendimento é pela gravidade do quadro apresentado pelo paciente. Além disso, o fluxo definido para pacientes sintomáticos respiratórios leves e/ou positivos para covid 19 som sintomas leves são para atendimento no Ginásio Oscar Pereira. A UPA é porta de entrada apenas para casos moderados e graves. Nos locais, são adotados protocolos de segurança, conforme orientação do Ministério da Saúde, com distribuição de máscara para todos os pacientes que procuram atendimento na UPA, distanciamento e álcool gel.