Categorias: Política

Deputada Mabel cobra isenção do pedágio para pacientes com tratamento de saúde fora de domicílio

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) falou sobre o não cumprimento da Lei nº 18.537/2015, que isenta o pagamento do pedágio para pessoas com doenças graves e degenerativas, com transtorno do espectro autista e com deficiência de acordo com a Lei Federal 13.146, quando em tratamento fora de domicílio. Mabel relatou o caso de uma paciente de Castro que está tratando o câncer e faz todos os dias o trajeto até a Santa Casa de Ponta Grossa, mas teve negado o direito da isenção do pedágio.

Mabel ressaltou que a paciente sempre teve isenção do pedágio de acordo com essa Lei. “Entretanto, a concessionária que agora administra a estrada negou esse direito. Então ela procurou o Ministério Público que entrou com uma ação para garantir esse direito. A Justiça do Paraná concedeu uma liminar para que ela fosse isenta do pedágio. Mas, a concessionária contestou e alegou que a competência era da Justiça Federal, por se tratar de uma estrada federal, que, infelizmente, acabou suspendendo a decisão”, explicou a deputada.

Mabel ainda destacou que a concessionária alegou que a decisão causaria prejuízo. “Prejuízo para a concessionária? A pessoa está ali fazendo tratamento de câncer, tem o direito de isenção do pedágio por uma Lei desta Casa, mas está sendo impedida pela concessionária de ultrapassar o pedágio sem pagar. E aí eu lembro do vamos ter um pedágio novo. O melhor pedágio e estradas do mundo. É isso aqui que nós temos? Porque isso aqui está prejudicando a população. Essa nova modelagem está atrapalhando a vida de pessoas hipossuficientes como essa, que está em tratamento”, repudiou a parlamentar.

Após a fala de Mabel, o líder do governo, deputado Hussein Bakri, destacou o sofrimento dos pacientes que precisam transitar todos os dias para fazer o tratamento de saúde fora de domicílio e pediu a autorização da deputada para que ele solicite à Procuradoria-Geral do Paraná, a provocação na Justiça para que a concessionária respeite a Lei.

Mabel respondeu que essa era uma de suas sugestões “que a Procuradoria possa atuar em casos como esse”. A deputada ainda sugeriu uma conversa com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que essa situação seja resolvida. “Essas pessoas estão frágeis, passando por toda uma situação e está na Lei e ela precisa ser cumprida. É necessário a gente somar esforços neste sentido. São muitos casos de pessoas que transitam pelas estradas para fazer tratamento, e por isso, precisamos fazer valer as leis que garantem esses direitos”, concluiu a deputada.

Leia mais: Em sessão na Câmara de PG, vereador Filipe Chociai diz que já foi “ameaçado de morte”

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Previsão do tempo indica fim de semana com muitas nuvens em Ponta Grossa

Sábado e domingo terão muitas nuvens e poucas aberturas de sol em Ponta Grossa, sem…

% dias atrás

Obituário: Notas de falecimento do Serviço Funerário Municipal de Ponta Grossa

As cerimônias de sepultamento acontecem em diferentes cemitérios da região, atendendo com respeito e dignidade…

% dias atrás

Veja o que a astrologia prevê para o seu signo neste sábado (17)

Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…

% dias atrás

Confira imagens do grave acidente na Rua Rio Cavernoso em Ponta Grossa

Trânsito foi bloqueado na Rua Rio Cavernoso após colisão entre carros e motos; veja as…

% dias atrás

UTFPR encerra inscrições do processo seletivo Mais Enem 2025 na próxima quarta-feira (21)

Candidatos podem usar nota do Enem de 2012 a 2024; inscrições vão até 21 de…

% dias atrás

Carambeí renova frota municipal com 16 novos veículos e investimento de mais de R$ 4 milhões

Entrega histórica contempla áreas da Saúde, Educação e Esporte com vans, ambulâncias, ônibus e carros…

% dias atrás