Cidades

Deputados defendem suspensão da licitação dos pedágios no PR

A Frente Parlamentar sobre o
Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná vai solicitar a suspensão do
processo de licitação do novo programa de concessão de rodovias. O assunto foi
tema de reunião entre deputados e técnicos do Instituto Tecnológico de
Transportes e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná (UFPR),
nesta terça-feira (8), em Curitiba.

O coordenador da Frente
Parlamentar, deputado Arilson Chiorato (PT), explicou que a mudança do cenário
político, com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permite a
revisão do modelo proposto pelo Governo Federal. “A nossa defesa é por um
pedágio barato, mas sem deixar de lado o compromisso com a execução de obras”,
salientou.

O parlamentar adiantou que um
documento com o posicionamento da Frente solicitando a suspensão da licitação
será entregue nos próximos dias à equipe de transição do novo Governo, ao
Ministério da Infraestrutura e à Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT). O texto será redigido com o apoio dos técnicos do ITTI.

 [RELACIONADAS]

Há cerca de 10 dias, o Tribunal
de Contas da União (TCU) liberou para licitação os lotes 1 e 2 do novo programa
de concessão, que é formado por seis lotes. O TCU autoriza o lançamento dos
editais, mas condiciona a publicação ao cumprimento de uma série de correções, frisa Chiorato.

Competitividade

O deputado Luiz Claudio Romanelli
(PSD) ressalta que o TCU também alertou que a licitação da forma como está
sendo proposta acarretará em tarifas altas em pouco tempo.

 “O documento do
Tribunal de Contas está muito bem embasado e é claro em apontar esse risco para
a economia do Paraná”

O parlamentar defende a revisão
do modelo e a eliminação de gatilhos tarifários como o acréscimo de 40% após a
execução das duplicações, os aportes financeiros que reduzem a competitividade
do leilão, entre outros pontos. “Defendemos uma licitação limpa e correta, sem
subterfúgios ou amarras que possam elevar o preço das tarifas”.

Obras

O vice-líder do Governo no
legislativo estadual, o deputado Tiago Amaral (PSD) alerta para a importância
da garantia de um modelo de pedágio que alie tarifas justas e obras. Ele
sustenta que o projeto de concessão precisa assegurar um avanço considerável na
infraestrutura do Paraná.

“O nosso objetivo deve ser
construir um pedágio justo, com tarifas que arrecadem os valores suficientes
para a execução das obras e das melhorias necessárias”, afirmou Amaral.

Temerário

O deputado Evandro Araújo (PSD)
demonstrou preocupação com o andamento dos processos e da possibilidade do
Governo Federal licitar os lotes 1 e 2 até o fim do ano. “Há certa urgência
para tratarmos do tema. A Frente não é contra o pedágio, mas é contra as
fragilidades e os equívocos desse modelo elaborado pela ANTT e pelo
Ministério”, ponderou.

A mesma preocupação foi
manifestada pelo deputado Tercílio Turini (PSD). O parlamentar disse que é
muito temerário o Governo Federal realizar uma licitação tão complexa e com
impacto para os próximos 30 anos. “Como já houve uma sinalização da
equipe do novo governo, inclusive durante a campanha eleitoral, de adotar o
pedágio de manutenção nas rodovias do Paraná, é importante reabrir o diálogo
para garantir tarifas bem mais baratas. Vamos manter a mobilização para
garantir as mudanças no novo modelo, adiando o lançamento da licitação”,
enfatizou.


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG