Categorias: Campos Gerais

Descaso médico: bebê morre na barriga após família buscar atendimento por dias em Castro

O Portal BNT Online recebeu uma grave denúncia de uma moradora de Castro-PR, que acusa a falta de atendimento adequado na unidade de saúde do distrito de Socavão e no Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah de ter levado à morte de sua neta dentro do útero. A gestante, que estava com quase 41 semanas, enfrentou dificuldades para conseguir consultas no fim da gestação e, mesmo após procurar atendimento diversas vezes relatando que o bebê não se mexia, foi mandada para casa sem um diagnóstico preciso.

Segundo o relato da avó, o pré-natal foi realizado até o sétimo mês sem intercorrências, mas, nas últimas semanas da gestação, a gestante passou um mês sem conseguir consulta com a médica que acompanhava o caso. Nas últimas duas semanas, ao sentir que algo não estava bem, a mãe procurou atendimento três vezes no posto de saúde do Socavão, onde um enfermeiro apenas avaliou os batimentos do bebê e afirmou que era normal a falta de movimentos.

Na segunda-feira (18), a gestante passou mal durante a madrugada, apresentando vômito intenso. A família levou a jovem ao posto de saúde, onde, após insistência, ela foi avaliada e mandada para casa. Durante a noite, a avó decidiu levá-la ao Hospital Anna Fiorillo Menarim, onde a gestante foi atendida pelo médico de plantão. Ela pediu para que fosse feita uma cesariana, mas o médico recusou, alegando que só poderia induzir o parto com 41 semanas de gestação.

Mesmo retornando ao hospital conforme solicitado pelos médicos, apenas no terceiro dia de avaliação foi constatado que não havia mais batimentos fetais. Outro médico tentou escutar os batimentos, mas, não conseguir, e orientou que a família voltasse apenas na segunda-feira.

Desesperada, a avó entrou em contato com o médico Dr Matilvani Moreira , que também é Secretário Municipal de Saúde, que conseguiu uma ultrassonografia em Ponta Grossa. A família precisou pagar um táxi para realizar o exame e foi lá que confirmaram que o bebê já estava morto. Mesmo com o laudo em mãos, ao retornarem ao Hospital Moriah durante a madrugada, tiveram que esperar até as 8h da manhã para que a cesárea fosse realizada.

Outro ponto questionado pela família foi a certidão de óbito emitida pelo hospital. Segundo a avó, até o dia anterior a gestante estava com 40 semanas, mas no documento constava 38 semanas. “Não é esse o problema, o problema é que minha neta morreu por falta de atendimento correto no posto do Socavão e aqui no hospital”, desabafou a avó revoltada.

A família exige explicações sobre a demora no atendimento, a negativa para a cesariana e a falta de exames para avaliar o estado do bebê quando a gestante ainda estava viva. O Portal BNT Online entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Castro e com a Prefeitura para solicitar um posicionamento sobre o caso e aguarda resposta.

Leia também: Falta de água ainda afeta vários bairros de Ponta Grossa neste sábado (22).

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Como selecionar várias fotos ao mesmo tempo no notebook

Neste artigo, você descobrirá métodos simples e eficientes para realizar essa seleção em diferentes sistemas…

% dias atrás

Posso usar o fgts para construir em terreno próprio?

Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias para compreender como o FGTS pode ser…

% dias atrás

Polícia Federal prende casal por tráfico internacional no Aeroporto Afonso Pena

Droga estava escondida em compartimento oculto da bagagem; Polícia Federal efetuou a prisão em flagrante…

% dias atrás

Oposição cobra punição a Ricardo Arruda por falas misóginas na Assembleia do Paraná

Oposição cobra punição a Ricardo Arruda por falas misóginas e violência política de gênero contra…

% dias atrás

Confira agora Plantão 192 BnT no ar

PLANTÃO 190 BnT AO VIVO! Acompanhe agora as principais ocorrências policiais

% dias atrás

Cão da GCM localiza 300 gramas de maconha em matagal no Jardim Maracanã, em Ponta Grossa

Cão da GCM encontra 300g de maconha em matagal no Jardim Maracanã, em Ponta Grossa,…

% dias atrás