A Diocese de Ponta Grossa realizou uma série de mudanças no comando das paróquias da região, oficializando novos párocos e vigários em diversas localidades. As celebrações dos ritos de posse começaram na última sexta-feira (31) e seguiram ao longo da semana, com cerimônias conduzidas pelo bispo Dom Bruno Elizeu Versari.
Na noite desta quarta-feira (5), o padre Élcio José Gutervil assumiu a Paróquia São José, em Imbaú. Já na quinta-feira (6), a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Carambeí, passou a ser conduzida pelo padre Jorge Casimirski, como pároco, e pelo padre Marcelo Rodrigues do Carmo, como vigário. Na sexta-feira (7), a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ponta Grossa, acolheu o padre Ezequiel Hul como novo pároco.
No final de semana, outras paróquias também receberam novos responsáveis. Em Ponta Grossa, o padre Mário Dwulatka assumiu a Paróquia São Judas Tadeu, e o padre Manssueto Pontarollo foi acolhido como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Teixeira Soares. Em Irati, no domingo (2), o padre Wellington de Almeida Marcondes assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Luz, além de participar do envio de 120 missionários do Jubileu.
Outras mudanças ocorreram na Paróquia São Miguel, que agora conta com o padre Antonio Ivan de Campos como pároco e o padre Jorge Augusto Schereda Chuchene como vigário. Também em Irati, a Paróquia São João Batista passou a ser conduzida pelo padre Martinho Luiz Hartmann.
Remanejamentos na Diocese
Ao todo, 29 sacerdotes foram remanejados entre paróquias e serviços da Diocese. Entre as mudanças, em Castro, a Paróquia Senhora Sant’Ana recebeu o padre Kleber Alexandre Pacheco, substituindo o padre Silvio Mocelin, que agora atua como vigário na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Ponta Grossa.
Em Piraí do Sul, o Santuário de Nossa Senhora das Brotas passou a ter como reitor o padre Thiago Antonio Ingenchki, enquanto a Paróquia Senhor Menino Deus recebeu o padre Rafael Moreira como vigário. Já na Paróquia São José/Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o padre Jaime Rossa assumiu como vigário.
Outras mudanças incluem o padre Glauco de Camargo Pinto, que deixou a Paróquia São Judas Tadeu e agora serve na Paróquia Santo Antônio. A Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Ponta Grossa, acolheu o padre Ademir da Guia Santos como vigário, enquanto a Paróquia Nossa Senhora do Pilar passou a ser conduzida pelo padre Ezequiel Hul.
Na área vocacional, a coordenação da Pastoral Vocacional, anteriormente liderada pelo padre Martinho Luiz Hartmann, passou a ser conduzida pelos padres Hélio Guimarães, Jaime Rossa e Marcelo Rodrigues do Carmo. O Seminário Menor Mãe de Deus, em Irati, foi transformado em Centro de Evangelização do Setor 7, enquanto o Seminário Maior São José, em Ponta Grossa, passou a acolher as etapas do Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia), sob a direção do padre Hélio Guimarães e do diretor espiritual padre Jaime Rossa.
As mudanças promovidas pela Diocese de Ponta Grossa visam fortalecer a atuação pastoral nas comunidades, promovendo maior integração entre os fiéis e as lideranças religiosas.
Leia também: Pai e filho de Ponta Grossa conquistam Mundial de Capoeira