Ponta Grossa

Doutores Palhaços retomam atividades no Asilo São Vicente de Paula em PG

Após dois anos afastados de instituições de longa Permanência para Idosos (ILPI), em virtude da pandemia da covid-19, a Organização Não Governamental SOS Alegria – Doutores Palhaços realizou nesta semana a retomada das intervenções no Asilo São Vicente de Paula. Através de músicas, piadas e brincadeiras, a alegria volta para um espaço que estava triste. Com isso, retorna também a qualidade de vida de muitos idosos, que fugirão da monotonia e terão o riso como ferramenta terapêutica.

[RELACIONADAS]

De acordo com Fernanda Souza Santos, assistente social e coordenadora da ILPI São Vicente de Paula, a retomada dos trabalhos realizado pelos Doutores Palhaços tem um impacto positivo na vida dos idosos institucionalizados. 

“Os palhaços trazem alegria, trazem lembranças felizes. A atuação com os idosos os tiram da rotina gerando interação. Depois que teve início a pandemia, a instituição acabou perdendo muito aquela alegria do voluntariado, dos grupos de festas, de ter gente caminhando e conversando com os idosos”, conta.

“A nossa instituição tem um diferencial também que é o atendimento de pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiências físicas, déficit cognitivo, deficiência mental em todos os níveis, até o severo. Então a presença dos palhaços no espaço institucional ela auxilia no tratamento destas pessoas”, disse a assistente social, que em nome da entidade agradeceu o trabalho realizado pelo SOS Alegria.

A coordenadora artística do SOS Alegria, Micheli Vaz, comenta que o elenco está sendo organizado para, além dos hospitais, atender também este público. Ela conta que a equipe desenvolveu técnicas de abordagens específicas para este público, considerando suas diferenças com os pacientes dos hospitais. “No hospital, por mais que se reencontre o paciente, chega um momento que ele recebe alta.  O paciente de uma ILPI é permanente. Além disso, a escuta e visão dos idosos é diferente, o requer mais técnica do elenco dos palhaços”, explica a coordenadora, que salienta que desta forma, a ONG leva cidadania através da cultura para além do ambiente hospitalar.

A ONG informa que todos os protocolos de prevenção da covid-19, como por exemplo, o uso de máscaras e de álcool nas mãos estão sendo seguidos, garantindo a segurança tanto dos idosos, como dos voluntários.

As intervenções dos Doutores Palhaços SOS Alegria nos espaços de saúde e ILPIs fazem parte do Projeto Doses de Sorriso 1ª Edição, que foi aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, através da Lei Rouanet, com o PRONAC 182738 e com o apoio da Agrocete Indústria de Fertilizantes Ltda. e do Banco Paccar S/A.


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone