O começo do inverno, na próxima quarta-feira (21), deve trazer mais chuva para a Região Sul do Brasil. Com a influência do fenômeno El Niño, o país deve experimentar uma estação mais chuvosa que o normal no Sul e Sudeste, e mais seca em toda a metade norte do país.
O tempo frio deve provocar geadas nos três estados durante toda a estação. Neste domingo (18), Ponta Grossa registrou a menor temperatura de 2023: cerca de 2,3°C, segundo o Simepar. Cidades do sul do Paraná registraram temperaturas negativas.
Apesar do frio deste fim de semana, as temperaturas voltam a subir levemente na próxima semana: as máximas ficam na casa dos 17 a 20°C. Já as mínimas sobem gradativamente: 7°C nesta segunda (19), 8°C na terça (20), 10°C na quarta (21) e 13°C na quinta (22) e sexta (23).
El Niño
O inverno deste ano terá impacto do fenômeno El Niño, que afeta o Brasil aumentando a seca no Norte, Nordeste e parte norte do Centro-Oeste, e provocando o oposto no Sudeste e Sul, com volumes de chuva maiores que o normal.
O efeito é reverso ao La Niña, que vigorou desde 2020, gerando uma seca histórica no Paraná, temperaturas acima do normal em boa parte do inverno e períodos irregulares de chuvas.
O fenômeno ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da Linha do Equador aquecem mais do que o normal, o que altera o sistema de ventos em toda a América do Sul, impedindo que as frentes frias que vêm do Sul avancem além do Sudeste do Brasil.
O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) confirmou que o El Niño já se formou e tende a se fortalecer ao longo do inverno. O fenômeno não tem um tempo previsível de duração, e pode se estender entre seis meses a dois anos.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: Idosa perde controle da direção e atravessa canteiro central de concreto na Souza Naves