Campos Gerais Política

Eleitores têm até o dia 4 de maio para regularizar o título

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/e202e241df311b6ba0c4174390e9c5b2.jpg

 Próxima quarta-feira (04) é o prazo máximo para transferências e alistamento eleitoral para a votação nas eleições para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais.

Os eleitores tibagianos têm até a próxima quarta-feira, 04 de maio, para realizarem qualquer procedimento junto à justiça eleitoral e ficarem aptos para participarem do processo eleitoral em outubro de 2022.

De acordo com Jaime Nunes Filho, analista judiciário e chefe do cartório eleitoral de Tibagi, a legislação eleitoral determina que 150 dias antes da eleição o cadastro fica fechado. Esse período é quando a justiça eleitoral depura o eleitorado e preparar todo o material para as eleições. Assim, o eleitor tem esse prazo até o dia 4 de maio para realizar todos os procedimentos que precisa, como: alistamento eleitoral, revisão ou transferência.

“Para o alistamento eleitoral, que é o primeiro título de eleitor, ele precisa trazer a identidade e o CPF, se possuir. Para os menores de idade pode ser também a certidão de nascimento. E também o comprovante de endereço. Já para a transferência do título, além do RG e CPF, o comprovante de residência precisa ser de mais de três meses, e não o mais recente, e com menos de um ano. Isso porque para exercer o voto em determinado município ele precisará ter esse vínculo com o local por mais de três meses”, complementa.

Ele disse ainda que no Paraná, os procedimentos eleitorais podem ser feitos para qualquer município. Em Tibagi, por exemplo, é possível atender moradores de qualquer outra cidade do estado com os documentos corretos para realizar a transferência ou o alistamento.

“Outro fato importante sobre o município eleitoral é que o seu conceito é diferente do município onde moramos. Por exemplo, se ela tem um imóvel em Tibagi e mesmo que não more o seu título de eleitor pode ser aqui. É preciso comprovar o vínculo de algum modo com o município onde você deseja votar”, explica o chefe do cartório eleitoral.

No Brasil, o título de eleitor pode ser obtido por quem tem mais de 16 anos. Porém, no ano das eleições, quem tem 15 anos e completará 16 até o dia da votação, que em 2022 acontece no dia 04 de outubro, também pode realizar o alistamento eleitoral. Isso só é possível no ano das eleições.

Atualmente Tibagi conta com 14.305 eleitores aptos para votarem nas próximas eleições. Tibagi faz parte da 17ª Zona Eleitoral do Paraná junto com o município de Ventania. São diversos locais de votação na sede, distritos de Alto do Amparo e Caetano Mendes e no interior, principalmente nas comunidades: Faxinal dos Empossados, Cerrado Grande, Serra Gaias, Pinheiro Seco, Barra Mansa e Cachoeira.

Serviço

Cartório Eleitoral de Tibagi

Endereço: Rodovia PR-340, s/n, Capivari.
Horário: das 12h às 18h.
Telefone/WhatsApp: (42) 3275-1187

Link Título-Net (requerimentos de alistamento, revisão e transferência):

https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento

Vídeo tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=VFJn8TNxCgY

Instruções:

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão de hoje (20) Corpo é visto boiando em rio de PG Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16)