Em Brasília, prefeita Elizabeth busca mais médicos e recursos para a Saúde Foto: Assessoria de Imprensa PMPG

Em Brasília, prefeita Elizabeth busca mais médicos e recursos para a Saúde

Prefeita também formalizou pedido de aumento de repasses financeiros

Das Assessorias 29.06.2022 14h24

A prefeita Elizabeth Schmidt esteve em reunião com autoridades no Ministério da Saúde, em Brasília, nesta terça-feira (28), em busca de recursos para a área da saúde em Ponta Grossa. A prefeita discutiu sobre ações voltadas para a contratação de mais médicos e a ampliação de investimentos no Município. A agenda foi marcada pelo deputado federal Sandro Alex, que auxiliará no acompanhamento das solicitações protocoladas.

De acordo com Elizabeth, o primeiro pedido refere-se a ampliação do número de médicos através do Programa Médicos pelo Brasil, com necessidade de oferta de mais 21 profissionais através do programa. Segundo ela, Ponta Grossa tem enfrentado dificuldades na contratação, principalmente em função do salário, que é menor do que o oferecido pela iniciativa privada. "Desde que houve a transição do programa Mais Médicos para o Médicos Pelo Brasil, do governo federal,  tivemos baixa de 60 profissionais em nossa cidade. É imprescindível que tenhamos esse apoio do Governo Federal para ampliar a oferta desses profissionais", comenta.

Além disso, no recente Processo Seletivo realizado pela Prefeitura, apenas sete profissionais se habilitaram para os cargos de médico no município. "Por isso estamos aqui em Brasília, buscando ampliar o programa Médicos pelo Brasil e melhorar o atendimento para nossa população", explica.

Ainda na agenda com o Ministério da Saúde, a prefeita também formalizou pedido de aumento de repasses financeiros, enfatizando a necessidade de correção de valores para aumentar o custeio das despesas em Saúde do município. "Nós fizemos essa reivindicação de ampliação no volume e no fluxo dos repasses para podermos oferecer condições mais adequadas de enfrentamento à imensa demanda por serviços de saúde que estamos recebendo", finaliza.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP