Ao longo dos próximos 30 dias a população de Castro já pode trocar seus blocos físicos para uso do Estacionamento Regulamentado por créditos, que ficarão disponíveis na carteira digital de cada usuário, para utilização a partir do dia 3 de julho, quando voltarão as cobranças por uso das vagas que integram o sistema. De acordo com a agente de trânsito Jaine Machado, a substituição dos blocos por créditos no aplicativo foi uma medida pensada para facilitar o uso do Estacionamento Regulamentado e para deixar o sistema ainda mais seguro, já que vai impedir que os usuários esqueçam de preencher os blocos, e, a partir do reinício das cobranças, acabe sofrendo notificação. “A ideia é que nesse período tenhamos o maior número possível de ativações no aplicativo, e o maior número de usuários cadastrados”, destaca a agente.
A troca pode ser feita até no dia 20 de julho, apenas pessoalmente, na Secretaria de Segurança Pública. No entanto, antes de levar suas folhas de acesso ao estacionamento no local, o usuário devem baixar o aplicativo do Estar Digital, na loja de aplicativos do celular (Android e/ou ISSO), e cadastrar os dados do(s) veículo(s). Serão substituídos tanto blocos que dão direito a meia hora de uso do estacionamento, como os de uma e de duas horas.
Não é preciso ter o bloco cheio, ou seja, com as 10 folhas inutilizadas, basta ter 10 folhas não preenchidas, podem ser avulsas, e que dão direito ao mesmo período de estacionamento. Além disso, é preferível que o usuário também tenham a primeira folha do bloco, onde existe número de identificação. Cada usuário receberá valor em crédito equivalente a quantidade de bloco entregues. Os blocos recebidos serão todos inutilizados.
Cobranças
A utilização das vagas que integram o sistema de Estacionamento Regulamentado em Castro volta a sofrer cobranças, e consequente aplicação de multas, no dia 3 de julho. Desde a data, até no dia 20 de julho ainda será permitida a utilização dos blocos de papel. A partir de 20 de julho, o sistema passa a funcionar de forma integralmente digital, ou seja, todos os usuários terão que fazer uso do aplicativo e ter créditos disponíveis para estacionamento. Vale lembrar que os créditos disponíveis no aplicativo não servem para o pagamento de notificações.
Usuários das chamadas vagas especiais, ou seja, as destinadas a idosos, Pessoas Com Deficiência e gestantes, por exemplo, também já podem comparecer à Secretaria de Segurança Pública para o cadastro e atualização de dados, e para receberem a nova credencial que dá direito a uso das vagas de estacionamento.
Novas ruas
As ruas que passarão a integrar o sistema de Estacionamento Regulamentado já estão recebendo placas de identificação. Além das que já faziam parte do conjunto de ruas (Rua Dr Jorge Xavier da Silva e transversais), passam a integrar o Estar Digital a Rua Presidente Keneddy, Javert Madureira, Dom Pedro II, Cipriano Marques de Souza e Rua do Rosário.
Leia também: Trabalhador bate a cabeça ao cair de andaime em bairro de PG