Categorias: Campos GeraisDestaque

Equipes do CimSaúde participam de treinamentos sobre licitações

A nova Lei de Licitações foi o tema da capacitação realizada pela equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde). Com processos licitatórios, frequentes, a entidade participou na última semana de treinamento promovido pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Licitar Digital. “O Consórcio é um instrumento que facilita a contratação de serviços, principalmente para os municípios de menor porte”, esclarece a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa. Além dela, participaram do treinamento a pregoeira Lilyane Santos e a integrante da Comissão de Licitação Cleonice Langa.

Conforme a diretora, o especialista Gustavo Valadares destacou em sua capacitação a importância da fundamentação utilizada para pesquisa de preços, a responsabilidade do fiscal do contrato, a necessidade da segregação de funções e o Pregão Eletrônico obrigatório. “Com todas estas alterações, há a necessidade de estruturar a equipe do Consórcio para que possamos absorver esta demanda”, antecipa, lembrando que a Lei entrará em vigor a partir do próximo dia 1º.

Para atender a legislação, o Cimsaúde já está elaborando a minuta de normatização da Nova Lei de Licitações e Contratos de número 14.133/2021. O novo texto fixou limites de compras e contratações diretas, com dispensa de licitação (Art. 75, Inc. I e II) no valor de R$ 100.000,00 para obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores; e de R$ 50.000,00 para outros serviços e compras. “Mas no caso de Consórcios Públicos aplica-se o dobro dos valores referidos anteriormente”, esclarece Pâmella citando o Parágrafo Segundo, também do Art. 75 da Lei 14.133/2021.

Leia Mais: CimSaúde empossa nova diretoria

Ainda quanto a atuação dos Consórcios, a nova lei de licitações vem de encontro com alguns serviços, como as compras e contratações de forma compartilhada. “Assim conseguimos obter a escala adequada garantindo maior economia e maior vantagem no procedimento licitatório realizado”, prevê a diretora, lembrando que o documento traz de forma expressa o reconhecimento dos consórcios públicos como de papel relevante para a efetivação das Centrais de Compras.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Relatório da Bitget Research aponta que o volume de transações do ecossistema da TON aumentou 1.800% em menos de seis meses

VICTORIA, Seychelles, Sept. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e…

% dias atrás

Mary Kay entra no mercado do Quirguistão, promovendo ainda mais a beleza e o empoderamento no mundo todo

A Mary Kay Inc., líder global em cuidados com a pele e cosméticos, tem o…

% dias atrás

Ônibus colide com poste após tentativa de assalto a motorista em Ponta Grossa

Ônibus colide com poste em Ponta Grossa após tentativa de assalto ao motorista. Ninguém ferido.…

% dias atrás

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

STF julga direito de Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue no SUS e se…

% dias atrás

Forças de segurança prendem homem por porte de arma de uso restrito em Ponta Grossa

Homem é preso em Ponta Grossa por porte de arma de uso restrito. Operação integrada…

% dias atrás

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

TSE e MJSP definem regras para a PRF nas eleições. Estão proibidos bloqueios de trânsito…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade