Paraná Política

Especialista reforça a importância de completar o ciclo vacinal contra a Covid-19

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/6efd29b35be2d9b83ade8b1dd1807da1.jpg

Mesmo com a sensação de aparente normalidade, a pandemia causada pelo novo coronavírus não acabou. Para se proteger da melhor forma contra o vírus só há uma saída: vacinação. É o que diz a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), Maria Goretti David Lopes. Durante um bate-papo no programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia, a especialista reforçou a importância de se completar o ciclo vacinal contra doença. A conversa com uma das responsáveis por planejar e promover a vacinação em todo o Paraná vai ao nesta quinta-feira (14), às 11 horas pela TV Assembleia.

Maria Goretti afirmou que, além de tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19, a população precisa completar o ciclo para se proteger, recebendo todas as doses necessárias. “Quem tomou a primeira dose, precisa tomar a segunda, além das doses de reforço. Temos de retomar com fôlego a capacidade de convencer as pessoas da importância da vacinação. As vacinas protegem. Só tivemos a diminuição de casos, internamentos e óbitos por causa dela. As pessoas precisam acreditar que a vacinação evita tudo isso”, disse. Ela reforçou que todas as vacinas aplicadas no Estado são seguras e possuem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A especialista lembrou ainda que o novo coronavírus está circulando, criando variantes e, mantendo assim, a sua capacidade de transmissibilidade. Por isso, ela reafirmou a necessidade dos pais levarem os filhos para se vacinar. “Precisamos ampliar a vacinação das crianças. Temos um contingente grande de crianças que não tomaram a segunda dose. É necessário sensibilizar as pessoas dessa importância. Temos uma estrutura completa. Toda a rede está pronta para aplicar as doses necessárias”, comentou.

[RELACIONADAS]

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da SESA também recordou que o Estado possui a estrutura para vacinar a população contra outras doenças. Ela disse que só isso poderá impedir o ressurgimento de males que já estavam controlados, como é o caso do sarampo, que voltou a se espalhar depois de 2019. Além da importância da vacinação, Maria Goretti também tratou de doenças como a febre amarela, a dengue e a nova variante da varíola. A entrevista completa pode ser conferida na programação da TV Assembleia e nas redes sociais do Legislativo.

O Assembleia Entrevista estreou repaginado. Agora, o programa da TV Assembleia ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana, tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão de hoje (20) Corpo é visto boiando em rio de PG Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16)