Categorias: ColunaDestaque

Espetacular Super Lua Azul: Entenda o fenômeno desta quarta-feira (30) e saiba como observar

Olá amigos leitores do Portal BNT, durante o ano muitos fenômenos atmosféricos ou não ocorrem, estes fenômenos podem ser visíveis ou não, isto devido a muitos fatores que influenciam diretamente na localização de quem observa-os. Estes fenômenos podem ser classificados como um simples meteoro, eclipses, reentradas de lixo espacial, entre outros, e na noite desta quarta-feira, (30) irá acontecer a super lua Azul.

QUANDO VAI ACONTECER?

A super lua Azul nascerá às 17h06 desta quarta-feira (30) e vai se pôr às 5h56 do dia seguinte. Desta forma, admiradores de fenômenos da natureza poderão visualizar, nesta quarta-feira (30), a Lua Azul. O evento ocorre quando há repetição de duas luas cheias em um único mês, e poderá ser visto a olho nu, caso as condições meteorológicas estejam favoráveis. A olho nu, será possível visualizar as áreas mais claras, onde se concentram as crateras lunares, e as áreas mais escuras, onde estão os oceanos lunares – áreas planas e desérticas.

POR QUE O FENÔMENO OCORRE?

O fenômeno ocorre devido o ciclo lunar ser menor que o nosso calendário. Ele tem uma duração de 29,5 dias, enquanto que o intervalo entre os meses do ano tem, em média, 30 a 31 dias. Com isso, temos um acúmulo de luas. Segundo Cleiton Batista, do Núcleo de Educação do Espaço Ciência, a cada 33 meses temos a ocorrência de duas luas cheias num único mês. A primeira lua cheia de agosto ocorreu no último dia 1º.

A desta quarta-feira (30), além de ser a segunda do mês, estará em perigeu, que é o ponto de maior proximidade da órbita lunar em relação à Terra, ou seja, a lua estará mais próxima, quase 358 mil km do centro da Terra. Por ser a segunda lua cheia do mês e estar em perigeu, o fenômeno recebe o nome popular de super lua azul. A próxima só ocorrerá em 31 de maio de 2026, mas em perigeu, ou seja, mais próxima da Terra, somente em 2037.

MAS, O QUE É O PERIGEU?

Perigeu lunar, é o nome dado para o ponto mais próximo que a Lua atinge em relação ao planeta Terra. O perigeu pode ser aplicado para qualquer astro celeste, indicando que se encontra no ponto mais próximo da Terra em relação a sua órbita. No entanto, o perigeu lunar é o mais comum nos estudos astronômicos.

Quando este evento acontece, no mesmo tempo em que a lua está na sua fase cheia, cria-se um fenômeno chamado de super lua. Na Lua Cheia em perigeu, ou super lua, o satélite natural da Terra aparenta ser aproximadamente 14% maior do que o normal, além de 30% mais brilhante, dependendo das condições atmosféricas do local de observação.

POR QUE ACONTECE O PERIGEU?

No perigeu lunar o planeta Terra está na menor distância possível com a Lua, enquanto que no apogeu, que é o ponto mais distante entre a Terra e a Lua, esta distância aumenta em quase 50 mil quilômetros de diferença. Isto acontece devido a lua não possui uma órbita circular, mas elíptica, por esta razão o fenômeno do perigeu é possível.

Caso o movimento da Lua fosse circular, por exemplo, a distância entre os dois corpos celestes se manteria sempre constante. Para completar uma órbita completa ao redor da Terra, a Lua leva aproximadamente 28 dias, sendo que em determinados períodos está mais próxima ou mais distante do nosso planeta.

SIGNIFICADO DO TERMO LUA AZUL

A lua fica azul? Segundo Cleiton Batista, a lua não ficará azul, mas poderá ganhar tonalidades azuladas ou até esverdeadas, pouco antes do nascer do sol ou logo após o seu pôr, quando grandes quantidades de poeira ou partículas de fumaça estão concentradas na alta atmosfera, filtrando os comprimentos de onda mais longos de cores como o vermelho e amarelo.

Ao contrário do que a expressão sugere, o satélite natural não assumirá um tom azulado. Na realidade, lua azul é o termo adotado popularmente para se referir à segunda lua cheia de um mês. A nomenclatura surgiu na década de 1930 e, inicialmente, referia-se à terceira lua cheia de uma estação, tendo o significado modificado ao longo do tempo. Por ter uma origem duvidosa, a expressão não é usada no meio científico.

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA OBSERVAR O EVENTO?

Segundo especialistas, o melhor momento para observar o fenômeno será às 17h26, horário de Brasília, quando o satélite natural atinge o apogeu, mas vale lembrar que o evento poderá ser observado até quinta-feira (31), neste dia, o horário ideal para visualizar o satélite será às 18h32.

PRÓXIMOS EVENTOS ASTRONÔMICOS DE 2023:

23 de setembro: Equinócio de setembro;

14 de outubro: Eclipse solar anular (visível em boa parte do país);

28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (visível em uma pequena parte do país);

03 de novembro: Júpiter em oposição

CHUVAS DE METEOROS

Taurids: ativa de 10 de setembro a 20 de novembro no Hemisfério Sul (pico: de 10 a 11 de outubro no Hemisfério Sul). Pico de meteoros por hora: 5;

Orionids: ativa de 2 de outubro a 7 de novembro (pico: de 21 a 22 de outubro). Pico de meteoros por hora: 25;

Draconids: ativa de 6 a 10 de outubro (pico: de 8 a 9 de outubro). Pico de meteoros por hora: 10;

Leônidas: ativa de 6 de novembro a 30 de novembro (pico: de 17 a 18 de novembro). Pico de meteoros por hora: 10;

Geminidas: ativa de 4 a 20 de dezembro (pico: de 14 a 15 de dezembro). Pico de meteoros por hora: 150;

Ursids: ativa de 17 a 26 de dezembro (pico: de 22 a 23 de dezembro). Pico de meteoros por hora: 10.

Acompanhe as notícias sobre ufologia no Canal:

https://www.youtube.com/channel/UC2jDMlDTmk8vS8uhNAuuzyA

ou

https://www.youtube.com/channel/UC7zlbGfyClg8qSFwXFhAGIA

Leia também: Operação Prato 2, por Dirceu Klemba

Dirceu Klemba

Artigos recentes

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Ponta Grossa

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, localizada…

% dias atrás

PG recebe dois reconhecimentos na Educação

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, representou a prefeita Elizabeth Schmidt durante o…

% dias atrás

Homem atira em direção de duas pessoas e é preso em Piraí do Sul

Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos

% dias atrás

Fim de semana será de temperaturas agradáveis em PG e região

Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…

% dias atrás

Colisão frontal deixa motociclista ferido em rodovia da região

Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade