Nesta sexta-feira (28), às 19h30, o palco da Estação Saudade será ocupado por “Carolinas: A Celebração da Identidade Negra”. O espetáculo, que teve sua última apresentação no último sábado (22), no barracão comunitário da Ocupação Ericson John Duarte em Ponta Grossa, foi conduzido por Ligiane Ferreira, dramaturga e atriz, que também participou de um evento na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, sobre identidade negra.
Leia também: Espetáculo sobre a Cultura Negra fará temporada por Ponta Grossa
Cerca de 25 pessoas assistiram à peça, que retrata com profundidade a vida na ocupação e os desafios enfrentados pelos moradores, inspirada pela trajetória de Carolina Maria de Jesus, uma figura emblemática da literatura brasileira. Em diálogo com os moradores locais, foi evidente o impacto da peça ao mostrar a realidade das condições precárias em que muitos vivem, em barracos improvisados.
Ligiane Ferreira, que tem suas raízes no Quilombo Sutil, se inspirou nas memórias de seu pai, Wilson Ferreira, para criar a obra, refletindo sobre experiências de discriminação racial e privações, semelhantes às vividas por Carolina.
Financiado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, “Carolinas” continuará sua jornada cultural na Estação Sesc Saudade nesta sexta-feira (28). O evento é gratuito e livre para todos os públicos.