Paraná

Estado orienta municípios sobre uso de recursos para assistência social após chuvas no Litoral

Estado orienta municípios sobre uso de recursos para assistência social após chuvas no Litoral Boca no Trombone Estado orienta municípios sobre uso de recursos para assistência social após chuvas no Litoral
Estado orienta municípios sobre uso de recursos para assistência social após chuvas no Litoral
Recursos são repassados pelo Estado a cada três meses aos 399 municípios para ações nesta área.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) iniciou neste sábado (08) reuniões com gestores municipais de Assistência Social das cidades mais afetadas pelas chuvas no Litoral do Paraná. O objetivo é orientar o uso dos recursos do Piso Único de Assistência Social, repassados pelo Estado a cada três meses aos 399 municípios, para ações emergenciais na área de assistência social.

Os valores, que já estão nas contas das prefeituras, podem ser utilizados para ações como acolhimento de pessoas desabrigadas em hotéis e pousadas, compra de itens de alimentação, higiene e outros materiais essenciais. O secretário do Desenvolvimento Social, Rogério Carboni, reforçou que os recursos podem ser aplicados imediatamente para atender a população afetada. “Estamos próximos das cidades mais atingidas para garantir que os saldos sejam utilizados para ações emergenciais, como o pagamento de abrigos, compra de cestas básicas e materiais de higiene”, afirmou o secretário.

Os municípios mais impactados pelas chuvas são Paranaguá, Guaratuba, Antonina, Morretes e Matinhos, com um total de mais de R$ 450 mil em recursos disponíveis para as ações emergenciais. A prefeita de Antonina, Rozane Osaki, destacou a importância do apoio do Governo do Paraná nesse momento. “Essas orientações são essenciais para nos ajudar a tomar as melhores decisões e atender as necessidades da população”, declarou.

Além das reuniões presenciais, a Sedef disponibilizou uma equipe técnica online para auxiliar os municípios e fornecer orientação contínua.

O Piso Único de Assistência Social, instituído em 2023, unifica os recursos para os serviços, programas e benefícios da área, descentralizando a gestão e tornando o processo mais eficiente. Com um montante anual de R$ 57 milhões, os repasses ocorrem a cada três meses e cobrem as necessidades da Política Estadual de Assistência Social.

Leia também: Paraná registra aumento de 66% na abertura de empresas em janeiro de 2025

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24) Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22)