Policial

Ex-estagiário da Justiça de PG é investigado pelo GAECO por vazar informações

Gaeco_24_11_23-960×540
foram obtidos indícios de que o ex-estagiário teria ligação com membro de facção criminosa

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu nesta quarta-feira, 25 de setembro, dois mandados de busca e apreensão na Operação Creonte, que apura o possível vazamento de informações sigilosas de processo de estupro de vulnerável por um ex-estagiário do Poder Judiciário local. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da comarca.

De acordo com as investigações, em julho deste ano, o então estagiário, ainda no exercício das funções, teria acessado informações do processo – entre elas, a expedição de mandados de prisão – e alertado um investigado sobre a decretação de sua prisão pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Ponta Grossa, o que inviabilizou sua captura pela Polícia Civil. O alvo do mandado permaneceu foragido por uma semana.

As investigações tiveram início a partir de comunicação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) ao Ministério Público sobre a possível ilegalidade. Além do vazamento do mandado de prisão, foram obtidos indícios de que o então estagiário teria ligação com membro de facção criminosa e com escritórios de advocacia, e apura-se se ele teria se utilizado da função pública para beneficiar outros criminosos.

Os dois mandados foram cumpridos em endereços relacionados ao investigado em Ponta Grossa.

Grupo Especializado – O Gaeco é composto por membros e servidores do Ministério Público e por policiais civis e militares que atuam sob a coordenação do MP, sendo as principais atribuições da unidade a atuação em investigações sobre o crime organizado e de desvios de recursos públicos, além da fiscalização da atividade policial. Atualmente, o Gaeco do MPPR está estruturado em nove núcleos regionais, distribuídos em todo o estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI