Campos Gerais Destaque

EXCLUSIVO: Hemodiálise em Castro está previsto para voltar em março

Foto: Matheus de Lara
Após a finalização das obras será realizado a parte estrutural como pinturas e colocação de equipamentos e móveis

A reportagem do Portal Boca no Trombone entrevistou com exclusividade a secretária municipal de saúde, Maria Lidia Kravutschke, para saber quando o atendimento de hemodiálise volta a funcionar em Castro, qual estava marcado para novembro do ano passado. Com a finalização das obras e a colocação da parte estrutural, a previsão é de que os serviços retornem na segunda quinzena de março. O setor de hemodiálise fica anexo ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah.

Desde o mês de julho, diversos pacientes estão sendo atendidos em outros municípios que oferece a hemodiálise. Após, a antiga empresa não renovar o contrato, a grande expectativa é saber qual vai operar, já que o contrato é com o Estado. Durante a entrevista, Maria Lidia destacou que depois da finalização das obras, se espera que a partir da semana que vem inicia a parte estrutural. “Pinturas, parte elétrica, piso e em seguida já vem uma empresa para a colocação de móveis todos pré-moldados, mas também já chegaram geladeiras, cadeiras e outros equipamentos para a sala de urgência”.

A secretária também aponta que o problema é o Centro de Osmose. “Isso são os equipamentos para tratamento da água. Uma empresa de São Paulo se comprometeu a entregar com prazo no final de março. Com isso, a Secretaria de Saúde acabou aceitando, porque senão teria que repetir todo o processo de licitação”. Ela confirma que “vamos estar prontos na segunda quinzena de março e assim iniciar a hemodiálise para atender Castro, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, Piraí do Sul, Carambeí, Ponta Grossa e outros municípios que tenham demanda”, conta Maria Lidia.

Sobre o número de pontos de hemodiálise aumentou para 30. Em relação aos custos, a secretária disse que em torno de R$ 200 mil a prefeitura usou para as obras no espaço que atende os pacientes. Já o Estado, através da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), repassou R$ 2 milhões para adquirir equipamentos e móveis.

Assista a entrevista completa:

Leia também: Preso pastor condenado por estuprar a sobrinha em Castro


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone