Categorias: Campos GeraisDestaque

EXCLUSIVO: Hemodiálise em Castro está previsto para voltar em março

A reportagem do Portal Boca no Trombone entrevistou com exclusividade a secretária municipal de saúde, Maria Lidia Kravutschke, para saber quando o atendimento de hemodiálise volta a funcionar em Castro, qual estava marcado para novembro do ano passado. Com a finalização das obras e a colocação da parte estrutural, a previsão é de que os serviços retornem na segunda quinzena de março. O setor de hemodiálise fica anexo ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah.

Desde o mês de julho, diversos pacientes estão sendo atendidos em outros municípios que oferece a hemodiálise. Após, a antiga empresa não renovar o contrato, a grande expectativa é saber qual vai operar, já que o contrato é com o Estado. Durante a entrevista, Maria Lidia destacou que depois da finalização das obras, se espera que a partir da semana que vem inicia a parte estrutural. “Pinturas, parte elétrica, piso e em seguida já vem uma empresa para a colocação de móveis todos pré-moldados, mas também já chegaram geladeiras, cadeiras e outros equipamentos para a sala de urgência”.

A secretária também aponta que o problema é o Centro de Osmose. “Isso são os equipamentos para tratamento da água. Uma empresa de São Paulo se comprometeu a entregar com prazo no final de março. Com isso, a Secretaria de Saúde acabou aceitando, porque senão teria que repetir todo o processo de licitação”. Ela confirma que “vamos estar prontos na segunda quinzena de março e assim iniciar a hemodiálise para atender Castro, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, Piraí do Sul, Carambeí, Ponta Grossa e outros municípios que tenham demanda”, conta Maria Lidia.

Sobre o número de pontos de hemodiálise aumentou para 30. Em relação aos custos, a secretária disse que em torno de R$ 200 mil a prefeitura usou para as obras no espaço que atende os pacientes. Já o Estado, através da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), repassou R$ 2 milhões para adquirir equipamentos e móveis.

Assista a entrevista completa:

Leia também: Preso pastor condenado por estuprar a sobrinha em Castro

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Suspeito de comandar esquema de pirâmide deve prestar interrogatório na 13° SDP

Os advogados do suspeito procuraram a 13° Subdivisão Policial na manhã de hoje (03), onde será…

% dias atrás

Setor imobiliário realiza manifestação contra atrasos em processos em PG

A manifestação ocorre no início da tarde desta quarta-feira (03), as 13h, em frente ao…

% dias atrás

Mãe impede filha de 20 anos de sair da casa, e PM é acionada na região

A filha queria sair da casa da mãe para ir morar com outra pessoa, mas…

% dias atrás

Alunos de PG terão aulas sobre bem-estar animal e posse responsável

A aprendizagem sobre o tema será contínua e integrada às disciplinas atuais. As despesas de…

% dias atrás

Homem é preso após tentar furtar picanha, costela, linguiça e sucos de mercado na região

Além das carnes e sucos, o homem também tentou levar chocolates para a sobremesa. Ele…

% dias atrás

Três pessoas foram detidas ao tentarem furtar motocicleta após acidente em Uvaranas

Uma mulher tentou se passar por esposa do dono da motocicleta para furtar ela. A…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade