A Galeria de Arte da Proex-UEPG será palco da exposição “A Arte da Artesania”, que reúne peças de artesanato em palha das artesãs do projeto Palha de Ponta. O evento terá início nesta quarta-feira (12) e segue até o dia 19, com objetivo de divulgar o artesanato em palha de milho.
O projeto Palha de Ponta É composto por sete artesãs que dedicam-se à criação de peças artísticas utilizando a palha de milho, uma tradição que teve início nos anos 2000 com o propósito de desenvolver um artesanato tipicamente ponta-grossense.
Leia mais: Confira os aprovados no vestibular de Psicologia e Arquitetura e Urbanismo da UEPG
Marllucy Martins Meira, integrante do projeto, detalha como o trabalho das artesãs é realizado. “Criamos desde decorações, suvenires e representações culturais. Hoje somos considerados patrimônio cultural e material de Ponta Grossa. Também temos a indicação de experiência e destino turístico”.
A artesã também reforça que o convite para participar da exposição representa um reconhecimento ao trabalho artesanal e ao valor cultural transmitido pelo grupo.
“Recebemos esse convite da exposição para mostrar ao público que a nossa arte envolve habilidades manuais, criatividade, tradição e sustento. Além de levar para as novas gerações a beleza e a importância do artesanato, é através dele que conseguimos nos expressar, expressar o que tem de melhor na nossa cultura, nos nossos costumes e na nossa cidade”, enfatiza Marllucy.
Com a expectativa de atrair visitantes e promover a valorização do artesanato local, o evento busca sensibilizar a população sobre a importância dessa tradição cultural.
A expectativa do grupo Palha de Ponta é de propagar a cultura de Ponta Grossa por meio do artesanato em palha.
“O nosso grupo tem a expectativa de que o evento leve para a comunidade a beleza do artesanato com palha de milho, mostrando o quanto somos ricos de cultura, de valor afetivo. É de natureza também, nossa região é muito rica”, ressalta Marllucy.