Categorias: Política

Fadel se posiciona sobre recolhimento de livro ‘O Avesso da Pele’ de escolas da região

O deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) se posicionou favoravelmente à determinação do governo estadual em retirar de circulação das escolas o livro O Avesso da Pele. A declaração foi dada nesta segunda-feira (11), na ALEP.

De acordo com Moacyr, a decisão foi acertada, devido a um recorte do livro que traz linguajar considerado sexual. “Trechos do livro trazem palavras vulgares e erotismo. Não podemos deixar que crianças de 9, 10 e 11 anos tenham acesso a esse livro”, declarou.

Em seu discurso, o parlamentar leu o trecho, que retrata de uma cena de sexo entre um homem negro e uma mulher branca. Veja abaixo o que diz aa obra: 

Acho muito certo o que foi feito pelo secretário de educação e pelo governador Ratinho Júnior. Repudio colocar esta obra para os nossos filhos. A família, a religião e os valores devem vir acima da ideologia e do extremismo”, finalizou Fadel.

O livro

O livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, foi incluído no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  A obra foi publicada em 2020 e narra a história de Pedro, que teve o pai assassinado em uma abordagem policial.

O racismo é um dos temas abordados no livro, que venceu o Prêmio Jabuti em 2021, considerado o mais importante da literatura brasileira. Entretanto, a Secretaria de Educação do Paraná (SEED) mandou retirar de circulação a obra, devido ao termo citado acima. Veja a nota enviada:

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) conduz habitualmente revisão dos materiais incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) literário, inclusive da obra O Avesso da Pele. 

A medida visa apoiar os professores no trabalho pedagógico aliado ao currículo e aos objetivos de aprendizagem em cada uma das etapas de ensino a partir do conteúdo exposto nas obras literárias disponíveis. 

Ressalte-se que a temática abordada na referida obra literária faz-se primordial, sendo de suma importância no contexto educacional. A análise do livro, porém, mostrou-se necessária pelo fato de que, em determinados trechos, algumas expressões, jargões e descrição de cenas de SEXO utilizados podem ser considerados inadequados para exposição a MENORES DE DEZOITO ANOS (janela etária da maioria dos alunos de ensino médio no Estado). Desta forma, em respeito aos próprios estatutos legais da lei brasileira, de salvaguarda à criança e ao adolescente, no que diz respeito à exposição aos referidos conteúdos, fez-se a medida necessária neste primeiro momento.

Procurada pelo BNT, o Núcleo de Educação Regional de Ponta Grossa confirmou que os livros que estavam disponíveis em escolas da região já foram recolhidos pelo Governo do Paraná.

Críticas

Em sua rede social, o autor do livro divulgou a cópia do ofício paranaense e escreveu que nenhuma autoridade tem o poder de mandar recolher materiais pedagógicos de uma escola: “é uma atitude inconstitucional. É um ato que fere um dos pilares da democracia que é o direito à cultura e à educação. Não se pode decidir o que os alunos devem ou não ler com uma canetada”.

Leia também: Brasil confirma 363 mortes por dengue em 2024. Paraná é o terceiro estado com maior número de casos

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade