Uma fala do candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSD), gerou polêmica e repercussão no meio político de Ponta Grossa nesta quarta-feira (06).
Em uma entrevista à uma rádio, Rangel disse que se Mabel Canto (PSDB) fosse eleita, quem governaria a cidade seria o pai dela, Jocelito Canto. “Sabemos que o ex-prefeito [Jocelito] é que estará na condição de gestor; não seria ela [Mabel], por conta que ela nunca teve vontade de ser candidata”, declarou.
Após a declaração, Mabel Canto se manifestou em tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). “De forma machista, o Marcelo Rangel disse que quem vai governar em Ponta Grossa é o Jocelito, e não a Mabel. Desqualificando o trabalho desta deputada e de todas as mulheres políticas. Não admito este discurso machista de quem está desesperado”, declarou Mabel, de forma enérgica.
Com a polêmica, outros políticos da cidade também se posicionaram. A prefeita Elizabeth Schmidt (União), também candidata, se solidarizou com Mabel no X (Twitter). “Os que se acham donos da cidade não respeitam as mulheres. Mais novas ou mais experientes. Ainda estão em 1932, brigando contra a história, achando que a caneta define eleição”.
Nas redes sociais, Rangel se defendeu e fez uma publicação no Instagram. “Com todo o respeito Deputada Mabel Canto, mostre a fala machista que a senhora acusou o Deputado Marcelo Rangel, porque eu não encontrei”, publicou. Além disso, o ex-prefeito compartilhou diversos stories com apoiadoras e candidatas à Câmara Municipal pela sua coligação, destacando que é “a chapa mais feminina de Ponta Grossa”.
A fala também foi repercutida na Câmara de Vereadores. “Mas é óbvio que o agressor não vai reconhecer o seu ataque. Ele ainda usa outras mulheres para atacar a vítima. Nós vamos continuar lutando e mostrando nossa força, pois temos competência para trabalhar”, disse Joce Canto (PP). Josi do Coletivo (PT) também se solidarizou com Mabel. Nenhum parlamentar da base de Rangel se manifestou.
Leia também: Adolescente fica ferido ao ser atropelado por carro em PG