Campos Gerais

Família muda de residência e abandona cachorro em Castro

Castro abandono Boca no Trombone Castro abandono
Cachorro foi abandonado na sexta-feira (27). Desde então, moradores estão cuidando e uma voluntária da causa animal destaca que em casos assim deve ser registrado boletim de ocorrência

Moradores da rua Arapoti no distrito de Socavão, em Castro, estão revoltados após um cachorro ser abandonado depois que uma família se mudou de residência. O caso aconteceu na sexta-feira (27).

Desde então, moradores da região alimentam o cachorro depois que a família se mudou possivelmente para a cidade. No imóvel, entre os moradores havia uma pastora que foi candidata a vereadora nas eleições desse ano. Depois que foi abandonado, o cachorro ficou no portão esperando. Ele tem um ferimento na cabeça e muitas pulgas.

Crime

Abandonar um animal, como um cachorro, é considerado crime, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais. O abandono de animais configura maus-tratos, conforme o artigo 32 da referida lei, que estabelece: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena – reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda”.

O abandono é classificado como maus-tratos porque coloca o animal em risco de fome, sede, doenças e até morte. Essa prática também vai contra a Constituição Federal de 1988, que, em seu artigo 225, impõe o dever de todos em proteger o meio ambiente, incluindo a fauna.

A reportagem do Portal Boca no Trombone procurou a voluntária da causa animal, Mariane Urbanski, se o canil da prefeitura está recolhendo animais. Ela disse que não e que somente são realizados castrações.

Sobre o que pode fazer em uma situação de abandono Mariane detalha que “é preciso fazer um boletim de ocorrência para que seja aberta uma investigação, porque o abandono é crime. Durante dezembro aconteve muitos casos, onde pessoas se mudam e viajam. Como voluntária é divulgar nas redes sociais para ver se alguém da família reconhece, se pode recolher ou até mesmo um novo lar”.

Leia também: Metropolitanos vão continuar passando pela rodoviária antiga de Castro, afirma nova gestão

Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Veja como ficou o Lago de Olarias depois do Revellion Chuva de granizo em Uvaranas Chuva de granizo assusta moradores do Roxo Roiz Carro abandonado é encontrado em trincheira de PG Como estão os cachorros atingidos por carro em PG Projeto distribui kits de Natal para crianças em Ponta Grossa Maxim comemora crescimento em PG