Na tarde de ontem (02), por volta das 17h, uma mulher de 30 anos com esquizofrenia foi socorrida após suspeita de maus-tratos na Vila Estrela, em Ponta Grossa (PR).
Segundo informações coletadas pelo Portal BnT, a vítima foi encontrada nua e perambulando pela rua, sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) após a denúncia de vizinhos. A Polícia Militar também foi acionada para auxiliar na situação.
Após uma rápida avaliação, constatou-se que a vítima apresentava um caso grave de desnutrição. Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana, onde segue internada, aguardando transferência para outro hospital via central de leitos, segundo a assessoria de comunicação. A UPA informou também o serviço de assistência social do município, conforme protocolo.
A mãe da vítima, que estava alcoolizada, foi levada à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo o Delegado Guilherme Fontana, a vítima mora apenas com a mãe. Durante o interrogatório, a mãe, que estava desorientada, afirmou que alimentava a filha.
“Nós precisamos entender se a vítima possui algum outro problema que tenha causado a desnutrição”, disse o delegado. “Com o pouco que a mãe conseguiu falar, ela disse que alimenta a filha. De fato, foi constatado que havia alimento na residência”.
O delegado também afirmou que não foram encontrados outros indícios de maus-tratos. “Por falta de mais evidências, não foi possível configurar maus-tratos e a mãe foi liberada. No entanto, será aberto um inquérito policial e a situação será melhor avaliada”, concluiu.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura para obter informações sobre o encaminhamento da assistente social, mas não obteve resposta até o momento. A assessoria de comunicação da PM também foi contatada a qual encaminhou o registro da ocorrência:
DATA DO REGISTRO: 02/06/2024 14:05
ENDEREÇO: RUA JANUARIO TEODORO, ESTRELA – PONTA GROSSA, Paraná
NATUREZA ATENDIMENTO: MAUS-TRATOS
DESCRIÇÃO DO FATO: A equipe policial foi acionada para averiguar uma denúncia de maus-tratos a uma pessoa de 30 anos. A solicitante informou que sua vizinha de 49 anos tem uma filha especial que apresentava claros sinais de maus-tratos e que, recentemente, saiu nua na via pública, sendo recolhida de forma ríspida.
Ao chegar ao local, a equipe entrou em contato com a suspeita, que apresentava sinais de embriaguez. Ela informou que sua filha sofre de esquizofrenia e estava no interior da residência. A equipe encontrou a vítima nua e com claros sinais de desnutrição.
Diante da situação, a equipe solicitou apoio do SAMU para atender a vítima e entrou em contato com a equipe de assistência social para acompanhar o caso. A vítima foi encaminhada à UPA Santana para receber cuidados médicos, e a suspeita foi encaminhada à 13ª DP para os devidos procedimentos.
Leia também:
Jovem é presa pichando parade de estabelecimento comercial em PG