Destaque Previsão do Tempo

Forte onda de calor atingirá o Brasil; veja como fica o tempo hoje em PG e região

Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo, com risco para saúde e à vida

A MetSul Meterorologia adverte para um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil nos próximos dias. As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos.

Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias. Já faz muito calor neste começo de semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas na segunda metade da semana a massa de ar se reforça ainda mais com temperatura atipicamente elevadas, mesmo calor intenso não sendo incomum nestas áreas do território nacional no mês de setembro. Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades.

Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades.

Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.

Marcas perto ou acima dos 40ºC devem se dar ainda em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações também podem superar os 40ºC no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo com máximas superiores aos 40ºC.

O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem. Modelos numéricos chegam a indicar temperatura no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1.500 metros de altitude) perto de 30ºC no Centro-Oeste do Brasil, o que apenas se verifica em massas de ar extremamente quentes, como a que atingiu o Sudoeste dos Estados Unidos no mês de julho deste ano.

Paraná, Ponta Grossa e região

Conforme o Simepar, nesta segunda-feira (18), uma frente fria avança na altura do Rio Grande do Sul. No Paraná teremos mais um dia com forte calor, com temperaturas acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses. Em função do tempo abafado, a partir da tarde há possibilidade de formação de áreas de instabilidade bem localizadas, que atuam preferencialmente próximo a encostas de serras e vales de rios.

Em Ponta Grossa, a temperatura mínima desta segunda-feira será de 16°C e a máxima de 31°C. Já em Jaguariaíva, a temperatura ficará entre 18°C e 32°C.

Na terça-feira (19) há um aumento da instabilidade no Paraná. O ar segue bastante aquecido, mas os índices de umidade ficam mais elevados, situação que favorece a formação de áreas de instabilidade. Entre o oeste e o sudoeste a chuva pode ocorrer já pela manhã, mas na maioria das regiões paranaenses a precipitação ocorre preferencialmente a partir da tarde. Apesar de isoladas, há risco de tempestades em alguns pontos.

Mais informações sobre o valor extremo pode clicar no link da MetSul Meterorologia: Calorão nos próximos dias em todo o Brasil

Mais informações do tempo no Paraná: Simepar

Leia também: Capotamento deixa dois feridos na PR-151 em Castro


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR