Foi lançada nesta quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade. Neste ano, ela completa 60 anos e traz como tema ‘Fraternidade e Amizade Social’ com lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt 23,8). A Campanha da Fraternidade que acontece ao longo do ano, ajuda a resgatar o compromisso comunitário na busca do bem comum, e durante o tempo quaresmal, a igreja pede conversão e penitência, jejum, esmola e oração, em preparação para a Páscoa.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha deste ano busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família; e agir conforme a proposta da quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
“A campanha da fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na quaresma”, afirma o secretário executivo de Campanhas da CNBB nacional, padre Jean Poul Hansen.
A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com o padre do Cavanis, em Castro, Franco Allen Somensi. Para ele durante a Quaresma deste ano, a campanha propõe um convite à conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade divina de que todos devem ser considerados irmãos e irmãs. “O tema abordado é particularmente desafiador nos dias atuais, marcados por conflitos e pela busca desenfreada por poder, que muitas vezes obscurecem os princípios fundamentais da experiência humana. É crucial compreender que não deve haver hierarquia nas relações interpessoais, ninguém é superior ou inferior. É o cultivo do amor que nos permite uma vida mais plena”.
Padre Franco finaliza que “a igreja católica, inserida na vida do povo, empenha-se na luta pela igualdade, políticas públicas, direitos humanos, saúde, educação, segurança, fraternidade e paz”.
Leia também: Moradora de PG morre atropelada por caminhão em Teixeira Soares