Paraná

Ex-gestores da Sanepar são multados e empresa se posiciona

sanepar Boca no Trombone sanepar
Foto: divulgação
TCE-PR multa 13 ex-gestores da Sanepar por fraudes em contratos investigados pela Operação Ductos.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aplicou multas a 13 ex-gestores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) por irregularidades em contratos investigados entre 2010 e 2019. A ação ocorreu no âmbito da “Operação Ductos”, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As penalidades financeiras variam entre R$ 5.613,60 e R$ 22.454,40, somando um montante expressivo.

As irregularidades apontadas incluem pagamentos indevidos por serviços não prestados e medições falsas. O TCE-PR concluiu que os gestores penalizados, entre eles gerentes regionais e coordenadores, falharam na supervisão e fiscalização dos contratos. Além das sanções, foram emitidas cinco recomendações à Gerência de Suprimentos e Logística (GSLOG) da Sanepar, com o objetivo de fortalecer os controles internos e prevenir fraudes.

Em nota, a Sanepar afirmou que as penalidades dizem respeito a condutas individualizadas de ex-empregados e destacou que as recomendações do TCE-PR já estão sendo atendidas. Entre as ações implementadas, a empresa citou a criação da Diretoria Adjunta de Compliance Ambiental, em fevereiro de 2019, como um marco no aprimoramento dos processos internos e da gestão de riscos.

A Companhia também reforçou a importância do trabalho do Tribunal de Contas no controle externo da administração pública e reiterou seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à população. “A Companhia de Saneamento do Paraná ressalta a importância do trabalho do Tribunal de Contas na sua atribuição de controle externo da administração pública paranaense, sempre buscando a melhoria na prestação dos serviços públicos.”, afirmou a empresa em comunicado.

A decisão do TCE-PR foi unânime entre os conselheiros e será enviada ao Ministério Público para análise de possíveis atos de improbidade administrativa. Os ex-gestores penalizados apresentaram Embargos de Declaração, suspendendo temporariamente a execução das multas.

*Com informações do TCE-PR

Leia também: Paraná se destaca como líder no crescimento agrícola em 2025

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão de hoje (20) Corpo é visto boiando em rio de PG Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16)