Está ocorrendo nesta semana a 1ª Etapa da Conferência Estadual do Esporte, na cidade de Ponta Grossa, iniciativa que reúne gestores esportivos e representantes da comunidade para debater e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035). Representando a Prefeitura de Tibagi, por meio da Secretaria de Esporte, estão a secretária Maxsuelly da Silva Lipke e o diretor da pasta, Edilson Aparecido Barbosa.
A secretária de Tibagi integrou a mesa de autoridades do evento, representando os secretários de esporte do Paraná.
Com a participação de 102 municípios das regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória, o evento conta com mais de 300 participantes, entre gestores municipais e representantes da comunidade, que discutirão propostas para a estruturação da política estadual do esporte. O evento marca a primeira de quatro etapas regionais, que percorrerão diferentes cidades do Paraná com o objetivo de universalizar o acesso ao esporte, estimular a criação de programas esportivos e diversificar as práticas esportivas no Estado.
Nesta terça-feira (25), ocorreu, no período da manhã, o workshop “Jogos Oficiais do Esporte que Queremos”. À tarde, a programação seguiu com o programa de gestão do “Esporte Paranaense”.
Maxsuelly destaca que o encontro é uma oportunidade para adquirir mais conhecimento e impulsionar a pasta no município. “Uma troca incrível de conhecimentos e ideias para fortalecer o esporte em nosso estado”, afirmou.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para dez anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos. Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com apoio de universidades e uma equipe muito competente”, disse.
Além das discussões, os municípios participantes estão recebendo a coletânea do programa “O Esporte Que Queremos”, entregue pelo secretário. O material, composto por 11 volumes, visa capacitar os gestores e oferecer diretrizes para o desenvolvimento do sistema esportivo municipal.
Após a etapa de Ponta Grossa, a Conferência Estadual do Esporte seguirá para Toledo (1 a 3 de abril), Londrina (8 a 10 de abril) e Maringá (14 a 16 de abril), reunindo, ao fim, todos os 399 municípios, consolidando um amplo debate para o fortalecimento do esporte paranaense.
Programação:
Dia 1
Tarde: Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos
Dia 2
Manhã: Leitura e aprovação do regimento interno;
Orientação geral sobre a metodologia e câmaras temáticas;
Tarde: Debates nas câmaras temáticas (Formação, Excelência e Esporte para a Vida Toda)
Dia 3
Manhã: Votação de propostas, moções e relatório da etapa
Encerramento (12h)
Leia também: Homem em surto psicótico é preso por ameaçar familiar em Ortigueira