Paraná

Governador Ratinho lidera missão à Índia em busca de soluções em inovação e tecnologia

Jonathan Campos/Secom
O país exporta conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo, incluindo o Paraná

A Índia será o destino da próxima viagem internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. De 11 a 16 de abril, a missão vai buscar parcerias na área de inovação e tecnologia com empresas e órgãos institucionais do gigante asiático. Nas agendas da viagem estão encontros com executivos de multinacionais indianas de diferentes segmentos, bem como agendas oficiais com ministros do país. A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic).

Quinta maior economia do planeta e país mais populoso do mundo – ultrapassou a China em 2023, com 1,4 bilhão de habitantes –, a Índia é referência mundial em tecnologia. O país exporta conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo, incluindo o Paraná, onde empresas indianas já atuam e há projetos de cooperação com as universidades estaduais.

Em janeiro, o governador Ratinho Junior recebeu no Palácio Iguaçu o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. Na oportunidade, eles trataram, entre outros assuntos, da missão paranaense que terá agendas nas cidades de Mumbai, Pune, Nova Delhi e Ahmedabad.

Ratinho Junior destacou que o Estado investe para se tornar o grande polo de inovação no Brasil e um berçário de profissionais do setor, a exemplo do que a Índia é para o mundo. Por isso a importância da aproximação com o mercado de tecnologia e inovação indiano, maior produtor global de softwares, além de destaque na produção de eletroeletrônicos, produtos agroindustriais e de biotecnologia.

“Essa nova missão tem como objetivo ampliar as parcerias estratégias com a Índia. Acabamos de lançar a Fábrica de Ideias e queremos estabelecer grandes parcerias com esse gigante da tecnologia e da inovação, o que pode resultar em novos empregos no Paraná”, afirmou o governador.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, explica que a Índia é um modelo a ser seguido no cenário de tecnologia e inovação. Isso porque mesmo sendo o país mais populoso do mundo, o gigante asiático conseguiu levar internet e outras ferramentas tecnológicas a grande parte da população. “Até anos atrás a Índia tinha um índice péssimo de digitalização, de informatização de documentos, de levar internet à população. Por isso vamos lá aprender a fórmula do sucesso”, apontou.

Tags

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR