Categorias: Paraná

Governo estadual conquista Selo Diamante em transparência pública pela 3ª vez consecutiva

Portal da Transparência do Estado do Paraná conquistou o terceiro Selo Diamante pelo Programa Nacional de Transparência Pública. O índice de 97,91% foi concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e está disponível na página do Radar da Transparência Pública.

Para a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, o ranking é um parâmetro de desenvolvimento da transparência. “Estamos muito satisfeitos com a manutenção do Selo Diamante desde que a avaliação começou a ser feita. Porém, sabemos que existem pontos de aperfeiçoamento, sobre os quais vamos concentrar nossa atuação”, afirmou.

Nesta edição, foram avaliados 124 critérios, com 318 tópicos, 60 a mais que no levantamento de 2023. Leticia explicou que o Portal da Transparência do Paraná passará por reformulação para atender com excelência as expectativas do cidadão e a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

“Estamos trabalhamos para dar mais agilidade à publicação dos dados e aprimorar a navegação, a fim de facilitar a busca de informações pelo cidadão e entidades de controle externo e de controle social”, disse a controladora-geral.

Leia mais: Profissionais de saúde terão direito à meio-ingresso em eventos culturais

O Portal da Transparência é o principal instrumento, junto à Ouvidoria, para o exercício do princípio constitucional da publicidade e obedece à LAI e outras legislações.

O coordenador de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber, informou que é por meio dos dados captados pelo Portal da Transparência que entidades de controle ou de fiscalização podem monitorar, por exemplo, receitas, despesas e licitações realizadas pelo governo.

“Entretanto, a participação popular se estende ao cidadão sem vínculo com instituições e a jornalistas. O controle social é essencial na democracia”, acrescentou.

PESQUISA

A pesquisa avalia a transparência ativa, que é a divulgação de informações sem necessidade de solicitação, de pelo menos 7 mil portais públicos em todo o País. A realização é da Atricon, com apoio dos Tribunais de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Operário empata com São Joseense no 1º jogo das quartas de final do Paranaense

No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…

% dias atrás

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade