Uma ocorrência em Fernandes Pinheiro, por volta das 15 horas de domingo (26), envolveu uma situação de tumulto e desordem com um grupo de 25 indígenas, que estavam sendo transportados em um ônibus de Porto Amazonas/PR para Mato Grosso do Sul. O ônibus quebrou em um posto de combustível, e os passageiros, em sua maioria embriagados, começaram a causar confusão no local, além de irem até uma borracharia próxima.
A equipe policial inicialmente tentou realizar a abordagem, mas os indivíduos não cooperaram, o que levou ao pedido de apoio de outras viaturas. Durante a espera, o cacique, que estava à frente do grupo, chegou e conseguiu controlar a situação, acalmando os envolvidos no tumulto. O proprietário do posto de combustível informou que o grupo inicialmente pediu água, mas depois entrou na sua residência, o que gerou uma discussão, mas o cacique interveio e conseguiu retirar todos do local. Funcionários do posto também relataram que o grupo tentou comprar facas, mas não foi atendido, devido ao comportamento tumultuado.
Os motoristas do ônibus informaram que outro veículo estava a caminho para prosseguir com a viagem, e as equipes policiais permaneceram no local para garantir a ordem até que os indígenas seguissem seu caminho. Por volta das 18h30min, o novo transporte chegou, e o grupo continuou a viagem.
A atuação do cacique foi fundamental para restabelecer a calma e evitar que a situação se agravasse, com as equipes de segurança garantindo a ordem até o término da ocorrência.
Leia também Motorista atropela ciclista, foge sem prestar socorro, mas acaba pego em PG