Nesta semana está ocorrendo a “Semana da Consciência Negra” no Barracão do Careca, localizado no Jardim Ouro Verde em Ponta Grossa, com o intuito de refletir sobre os valores e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Central Única das Favelas (CUFA), Ação, Empreendedorismo e Cultura (AEC) e Artes Urbanas (AU) realizam as atividades que são abertas a todos os públicos.
Evento busca comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20). A data instituída pela Lei nº 12.519/2011, faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre Alagoas e Pernambuco), morto por bandeirantes, em 1695. Nesse sentido, o 20 de novembro relembra a luta dos negros contra a opressão e o sistema escravista. A data dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, descriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.
Durante a semana serão realizadas diversas atividades, nesta quinta-feira terá oficina de capoeira ‘artes de brincar com o próprio corpo’. No sábado terá um grande evento de capoeira com a formatura e troca de graduações de alunos, buscando valorização da cultura africana no país.