A partir desta sexta, 26 de agosto, até o dia 29 de setembro, todos os veículos de rádio e televisão terão de transmitir o horário eleitoral gratuito. A propaganda política dos candidatos do pleito de 2022, garantida pela Lei 9504/97, terá cerca de 25 minutos por dia e será veiculada em quatro horários: pelo rádio, das 7h até às 7h25 e do meio-dia até 12h25. Já na televisão, o HE será das 13h até 13h25 e das 20h30 às 20h55.
- Segunda, quartas e sextas: governadores (10min), deputados estaduais (10min) e senadores (5min).
- Terças, quintas e sábados: presidente (12min30) e deputados federais (12min30)
Além disso, também serão exibidos trechos de 30 segundos dos candidatos ao longo dos intervalos de cada programação, seja rádio ou TV, durante o dia todo.
As novas regras de exclusão se aplicam aos partidos que não alcançaram a “cláusula de barreira”, isto é, não têm o mínimo de parlamentares federais necessários para ter tempo de propaganda eleitoral. Isso prejudica os partidos considerados nanicos, como o PCB, PSTU, DC e UP, que lançaram candidaturas presidenciais, mas não terão espaço para divulgá-las na propaganda eleitoral. Veja como ficou dividido o tempo de cada candidato à presidência de acordo com suas coligações:
- Lula (PT – PSB, PCdoB, PSOL, PV, Rede, PROS): 3 minutos e 39 segundos
- Jair Bolsonaro (PL – Republicanos, PP): 2 minutos e 38 segundos
- Simone Tebet (MDB – PSDB, Cidadania, Podemos): 2 minutos e 20 segundos
- Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos
- Ciro Gomes (PDT): 52 segundos
- Luiz Felipe D’Ávila (Novo): 22 segundos
- Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos
CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS DO JORNAL COLABORE:
No Paraná, para o governo do Estado, Ratinho Júnior (PSD) terá 6 minutos e 51 segundos para falar com os eleitores pela propaganda. Roberto Requião (PT) terá 2 minutos, Ricardo Gomyde (PDT) tem 57 segundos e Angela Machado (PSOL) apenas 31. Os demais candidatos não terão direito.
Em caso de segundo turno, os dois oponentes têm 5 minutos cada, sendo transmitidos no mesmo horário do primeiro turno até a sexta-feira que antecede a eleição – dia 28 de outubro.
MATÉRIA FEITA PELO JORNAL COLABORE! APOIE NOSSO JORNALISMO, ACESSE: clique aqui