Brasil

Horário Eleitoral inicia hoje (26), confira o tempo de cada candidato

A partir desta sexta, 26 de agosto, até o dia 29 de setembro, todos os veículos de rádio e televisão terão de transmitir o horário eleitoral gratuito. A propaganda política dos candidatos do pleito de 2022, garantida pela Lei 9504/97, terá cerca de 25 minutos por dia e será veiculada em quatro horários: pelo rádio, das 7h até às 7h25 e do meio-dia até 12h25. Já na televisão, o HE será das 13h até 13h25 e das 20h30 às 20h55.

A divisão do tempo de cada cargo ficou definida em:

  • Segunda, quartas e sextas: governadores (10min), deputados estaduais (10min) e senadores (5min).
  • Terças, quintas e sábados: presidente (12min30) e deputados federais (12min30)

Além disso, também serão exibidos trechos de 30 segundos dos candidatos ao longo dos intervalos de cada programação, seja rádio ou TV, durante o dia todo.

As novas regras de exclusão se aplicam aos partidos que não alcançaram a “cláusula de barreira”, isto é, não têm o mínimo de parlamentares federais necessários para ter tempo de propaganda eleitoral. Isso prejudica os partidos considerados nanicos, como o PCB, PSTU, DC e UP, que lançaram candidaturas presidenciais, mas não terão espaço para divulgá-las na propaganda eleitoral. Veja como ficou dividido o tempo de cada candidato à presidência de acordo com suas coligações: 

  • Lula (PT – PSB, PCdoB, PSOL, PV, Rede, PROS): 3 minutos e 39 segundos
  • Jair Bolsonaro (PL – Republicanos, PP): 2 minutos e 38 segundos 
  • Simone Tebet (MDB – PSDB, Cidadania, Podemos): 2 minutos e 20 segundos
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos 
  • Ciro Gomes (PDT): 52 segundos
  • Luiz Felipe D’Ávila (Novo): 22 segundos
  • Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS DO JORNAL COLABORE:

No Paraná, para o governo do Estado, Ratinho Júnior (PSD) terá 6 minutos e 51 segundos para falar com os eleitores pela propaganda. Roberto Requião (PT) terá 2 minutos, Ricardo Gomyde (PDT) tem 57 segundos e Angela Machado (PSOL) apenas 31. Os demais candidatos não terão direito.

Em caso de segundo turno, os dois oponentes têm 5 minutos cada, sendo transmitidos no mesmo horário do primeiro turno até a sexta-feira que antecede a eleição – dia 28 de outubro.

MATÉRIA FEITA PELO JORNAL COLABORE! APOIE NOSSO JORNALISMO, ACESSE: clique aqui


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG