Ponta Grossa

Hospital Universitário da UEPG realiza cirurgia de otorrino inédita no Brasil

assessoria

O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou uma cirurgia de forma inédita no Brasil. O procedimento, normalmente feito com auxílio do microscópio, aconteceu com um exoscópio – aparelho tecnológico semelhante a uma torre de vídeo, que permite operação pelo monitor, com uso de óculos especiais para visualização em três dimensões. A cirurgia aconteceu em 08 de dezembro, com equipe de médicos otorrinolaringologistas.

Participaram da cirurgia os médicos João Eduardo Maestri, coordenador da Comissão de Residência Médica do HU-UEPG; José Carlos Franzato Junior; e os residentes Ana Lara Pinheiro e Marília Stefans. O procedimento foi uma mastoidectomia, feita para tratar infecções crônicas e graves dos ouvidos, conforme explica João. Segundo ele, o exoscópio auxiliou de maneira inovadora na cirurgia. “Esse aparelho permite uma ótima visualização de uma série de estruturas delicadas do ouvido e, por isso, traz mais segurança à cirurgia”. O médico reforça que, segundo os fabricantes do equipamento, o aparelho ainda não tinha sido usado em mastoidectomia no Brasil.

“Uma das vantagens deste tipo de aparelho em relação ao microscópio convencional é que toda a equipe possui as mesmas imagens da cirurgia em 3D, enquanto que com o microscópio só o cirurgião principal enxerga em 3D”, ressalta João. Para ele, o procedimento com o exoscópio é uma revolução no aprendizado dos residentes. “Esse momento é muito importante para o Hospital, pois reflete um forte esforço da diretoria em trazer as últimas tecnologias e propiciar a melhor educação aos residentes”, completa.

O médico José Carlos Franzato explica que a cirurgia também serviu para a didática dos residentes. “É um motivo de orgulho para todo serviço de Otorrinolaringologia do HU e de toda direção”. O exoscópio também pode ser usado em outros procedimentos de outras especialidades, como neurocirurgia e ortopedia. “O equipamento está em teste ainda no Hospital, mas torcemos para que dê certo essa aquisição para favorecer outras especialidades além da nossa”, pontua.

Para a diretora geral do HU-UEPG, Fabiana Postiglioni Mansani, a cirurgia inovadora em otorrino é motivo de orgulho. “Com a utilização de equipamento de ponta, demonstramos que a ciência é norteadora em nossos HUs, oportunizando uma melhor qualidade de tratamento aos pacientes atendidos, além da possibilidade de avanço no ensino aos nossos acadêmicos e residentes”, finaliza.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR