O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) participou, entre os dias 19 e 22 de junho, de uma operação que resgatou dois trabalhadores em condições análogas à escravidão no Paraná.
As diligências aconteceram em Prudentópolis, onde um trabalhador rural foi resgatado em uma localidade do município. A vítima era um idoso que há mais de 15 anos não recebia remuneração por seu trabalho na criação de gado e no cultivo de fumo.
Além disso, foram realizadas inspeções em Munhoz de Mello e Londrina, para fiscalização de denúncias sobre a exploração de trabalhadores em zonas rurais.
Em Londrina, um trabalhador com deficiência auditiva foi resgatado. Ele não recebia salário há 30 anos por suas atividades na produção artesanal de vassouras. Nos locais dos resgates, foram verificadas condições degradantes de trabalho e de alojamento, além de diversas outras irregularidades trabalhistas, como a falta de Equipamentos de Proteção Individual.
O MPT e a DPU celebraram acordo com o empregador de Londrina para pagamento das verbas trabalhistas devidas à vítima. Em relação ao empregador de Prudentópolis, não houve acordo, e haverá sua responsabilização trabalhista em ação judicial, na qual será postulado o pagamento de todas as verbas trabalhistas devidas, além de indenização ao trabalhador e por danos morais coletivos.
O relatório da fiscalização realizada também será encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal para investigar o crime de redução de trabalhadores em condições análogas às de escravo.
Leia também: Motorista de caminhonete fica ferido em acidente com caminhão de suínos na PR-151 em PG
Dados da PNAD Contínua mostram que o Estado registrou 4% no número de desocupados no…
Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea…
Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…
Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos
O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…
a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade