Destaque Paraná

Idoso que trabalhava em situação de escravidão é resgatado em área rural da região

fc4660974078ed666e680dc734459b55_w600 Boca no Trombone
Homem não recebia salário há mais de 15 anos

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) participou, entre os dias 19 e 22 de junho, de uma operação que resgatou dois trabalhadores em condições análogas à escravidão no Paraná.

As diligências aconteceram em Prudentópolis, onde um trabalhador rural foi resgatado em uma localidade do município. A vítima era um idoso que há mais de 15 anos não recebia remuneração por seu trabalho na criação de gado e no cultivo de fumo.

Além disso, foram realizadas inspeções em Munhoz de Mello e Londrina, para fiscalização de denúncias sobre a exploração de trabalhadores em zonas rurais.

Em Londrina, um trabalhador com deficiência auditiva foi resgatado. Ele não recebia salário há 30 anos por suas atividades na produção artesanal de vassouras. Nos locais dos resgates, foram verificadas condições degradantes de trabalho e de alojamento, além de diversas outras irregularidades trabalhistas, como a falta de Equipamentos de Proteção Individual.

51516c0ec4fcd162eb2f74d6e63e970c_w600 Boca no Trombone

O MPT e a DPU celebraram acordo com o empregador de Londrina para pagamento das verbas trabalhistas devidas à vítima. Em relação ao empregador de Prudentópolis, não houve acordo, e haverá sua responsabilização trabalhista em ação judicial, na qual será postulado o pagamento de todas as verbas trabalhistas devidas, além de indenização ao trabalhador e por danos morais coletivos.

O relatório da fiscalização realizada também será encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal para investigar o crime de redução de trabalhadores em condições análogas às de escravo.

Leia também: Motorista de caminhonete fica ferido em acidente com caminhão de suínos na PR-151 em PG

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica