Em uma ação inédita a Cadeia Pública de Castro começou a receber celebrações católicas da Igreja Matriz Sant’Ana, nesta sexta-feira (14). A unidade também conta com o apoio e atividades da Igreja Evangélica Universal através da Universal nos Presídios (UNP). Atualmente a cadeia conta com 110 apenados.
Com a ideia de passar a evangelização aos reeducandos, o Grupo Romeiros de Maria (do grupo de orações missionárias) supervisionado pelo padre Sandro Brandt, da Igreja Sant’Ana, começou a realizar celebrações na unidade. Os missionários envolvidos na atividade foram, Marcos Jurandir Moreira, Vanderléia Aparecida Tysrkowski e Rosa Carneiro, além da ajuda de monitores.
Leia também: Moradores de Castro reclamam de fila em UBS para se consultar
Para a reportagem do Portal Bnt Online, os missionários disseram que os encontros serão quinzenais.
Para o diretor da cadeia, Elerson de Lima, o processo de ressocialização só tem início se o próprio reeducando mudar sua forma de pensar, e que não tem nada melhor para isso do que a palavra de Deus. Ele fala que o início dessa parceria foi gratificante. “Alegria imensa em ter conseguido trazer uma equipe de orações da igreja católica para dentro da unidade, estou a frente da cadeia há 2 anos e meio e já conto com a participação da igreja evangélica, isso é muito gratificante em minha vida. Me sinto muito bem por tudo que está acontecendo neste lugar”, disse o diretor.
Elerson conclui que os detentos podem em breve se confessar, além de contar com celebração de missa na cadeia.