Destaque Economia

Indústria de reciclagem anuncia investimento de R$ 388 milhões em PG

Foto: Marcos Silva
Multinacional mexicana pretende gerar 160 empregos diretos e outros 750 indiretos. Previsão é de que operação da fábrica possa ser iniciada em 2025

Ponta Grossa pode receber uma das maiores indústrias de reciclagens de embalagens pet do mundo. O investimento, estimado em R$ 388 milhões, será realizado pela empresa mexicana Cristalpet, visando a construção de uma planta de 17 mil m², em área localizada às margens da BR-376. A estimativa é de que, entre a instalação e o início das operações, previsto para 2025, sejam gerados 160 empregos diretos e outros 750 indiretos, aproximadamente.

O protocolo de intenções para a implantação da unidade fábrica foi assinado pelos representantes da empresa mexicana e do Município de Ponta Grossa, em solenidade realizada nesta quinta-feira (17), no gabinete da prefeita Elizabeth Schimidt, na presença de representantes de entidades municipais e de um grande número de vereadores.

Na mesma solenidade, a prefeita já encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei sobre os benefícios e isenções oferecidas pelo Município para a instalação da indústria em Ponta Grossa.

O empresário Álvaro Maria Queijo Nougue, administrador da Cristalpet, comentou que foi justamente a agilidade da equipe da secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação de Profissional que ajudou a determinar a escolha do investimento em Ponta Grossa.

“A posição geográfica estratégica, na ligação com os estados do Sul e São Paulo foi um fator importante. Mas, acima disso, a agilidade da equipe da Prefeitura foi importante na nossa escolha, em relação a outras cidades”, destacou o empresário.

VEJA AQUI vídeo sobre a nova fábrica e entrevistas sobre o assunto

Sustentabilidade e governança

A prefeita Elizabeth Schimidt destacou a importância do anúncio do investimento da nova indústria e também a relevância do serviço que ela irá realizar, tanto na preservação do meio ambiente como na recuperação de um passivo ambiental de grandes proporções, que é o caso das garrafas pet.

“Ponta Grossa será referência em toda a região Sul e também outras partes do Brasil. Nesta nova unidade, será possível transformar o material recebido de várias regiões. Isso, certamente, vai trazer ainda mais destaque e importância para a nossa cidade”, comemorou.

 

Contrapartidas
Em contrapartida ao investimento realizado pela Cristalpet em Ponta Grossa, o Município ofereceu isenção das taxas municiais e do ISSQn relativos à implantação da indústria, além da isenção do pagamento de IPTU por 20 anos, bem como a pavimentação do acesso até a nova planta fabril, que estará localizada às margens da BR-376, em frente ao posto de Furnas, da PRF.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto, comenta que o poder público realizou diversos estudos sobre a viabilidade do investimento e os diferenciais competitivos que a cidade poderia oferecer. “Foi realizado um trabalho conjunto entre as secretarias e buscamos oferecer condições que favoreçam a geração de emprego e renda para a comunidade de Ponta Gross”, enfatizou o secretário.

 

A empresa
A Cristalpet é uma empresa que atua na fabricação de pré-formas de polietileno tereftalato (PET) por injeção, bem como de garrafas retornáveis e não retornáveis através do processo de sopro. Ela atende ao mercado de embalagens para refrigerantes, sucos, águas minerais e óleos, além do mercado de tampas inteiriças de PEAD (polietileno de alta densidade).

Leia também:
Prefeitura de PG autoriza início das obras de nova sede da Secretaria de Meio Ambiente


Marcos Silva

Marcos Silva

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná. Profissional com quase 20 anos de atuação em redações de rádio, jornal e portais de notícia.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone