Ponta Grossa pode receber uma das maiores indústrias de reciclagens de embalagens pet do mundo. O investimento, estimado em R$ 388 milhões, será realizado pela empresa mexicana Cristalpet, visando a construção de uma planta de 17 mil m², em área localizada às margens da BR-376. A estimativa é de que, entre a instalação e o início das operações, previsto para 2025, sejam gerados 160 empregos diretos e outros 750 indiretos, aproximadamente.
O protocolo de intenções para a implantação da unidade fábrica foi assinado pelos representantes da empresa mexicana e do Município de Ponta Grossa, em solenidade realizada nesta quinta-feira (17), no gabinete da prefeita Elizabeth Schimidt, na presença de representantes de entidades municipais e de um grande número de vereadores.
Na mesma solenidade, a prefeita já encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei sobre os benefícios e isenções oferecidas pelo Município para a instalação da indústria em Ponta Grossa.
O empresário Álvaro Maria Queijo Nougue, administrador da Cristalpet, comentou que foi justamente a agilidade da equipe da secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação de Profissional que ajudou a determinar a escolha do investimento em Ponta Grossa.
“A posição geográfica estratégica, na ligação com os estados do Sul e São Paulo foi um fator importante. Mas, acima disso, a agilidade da equipe da Prefeitura foi importante na nossa escolha, em relação a outras cidades”, destacou o empresário.
VEJA AQUI vídeo sobre a nova fábrica e entrevistas sobre o assunto
Sustentabilidade e governança
A prefeita Elizabeth Schimidt destacou a importância do anúncio do investimento da nova indústria e também a relevância do serviço que ela irá realizar, tanto na preservação do meio ambiente como na recuperação de um passivo ambiental de grandes proporções, que é o caso das garrafas pet.
“Ponta Grossa será referência em toda a região Sul e também outras partes do Brasil. Nesta nova unidade, será possível transformar o material recebido de várias regiões. Isso, certamente, vai trazer ainda mais destaque e importância para a nossa cidade”, comemorou.
Contrapartidas
Em contrapartida ao investimento realizado pela Cristalpet em Ponta Grossa, o Município ofereceu isenção das taxas municiais e do ISSQn relativos à implantação da indústria, além da isenção do pagamento de IPTU por 20 anos, bem como a pavimentação do acesso até a nova planta fabril, que estará localizada às margens da BR-376, em frente ao posto de Furnas, da PRF.
O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto, comenta que o poder público realizou diversos estudos sobre a viabilidade do investimento e os diferenciais competitivos que a cidade poderia oferecer. “Foi realizado um trabalho conjunto entre as secretarias e buscamos oferecer condições que favoreçam a geração de emprego e renda para a comunidade de Ponta Gross”, enfatizou o secretário.
A empresa
A Cristalpet é uma empresa que atua na fabricação de pré-formas de polietileno tereftalato (PET) por injeção, bem como de garrafas retornáveis e não retornáveis através do processo de sopro. Ela atende ao mercado de embalagens para refrigerantes, sucos, águas minerais e óleos, além do mercado de tampas inteiriças de PEAD (polietileno de alta densidade).
Leia também:
Prefeitura de PG autoriza início das obras de nova sede da Secretaria de Meio Ambiente