Moradores da cidade de Ipiranga estão incomodados com a infestação de inúmeras moscas. Pelas redes sociais, são inúmeras mensagens sobre a situação que vem desde o fim do ano passado e ainda segue nesses primeiros dias de fevereiro.
Moradores detalham que o avanço das moscas vem causando transtornos, principalmente para quem trabalha com alimentos e também quando colocam comida na mesa. As moscas aparecem em diversos locais, sendo em residências, comércios e nas áreas rurais. Em um dos comentários, uma moradora detalha “está uma infestação fora do normal. É quase impossível por uma comida na mesa. E ainda a vergonha que a gente passa com as visitas que vem de fora”. Em um vídeo mostra a quantidade de moscas. (veja no final desta matéria)
Uma nota de esclarecimento foi divulgado pela prefeitura no domingo (9), qual detalha que um local é apontado como o causador do aparecimento das moscas. A reportagem do Portal Boca no Trombone também entrou em contato com a Vigilância Sanitária do município para saber mais informações sobre o caso. Disseram que as altas temperaturas em decorrência das mudanças climáticas pode está ligado ao surgimento dos insetos.
“A Prefeitura Municipal de Ipiranga, através do setor de vigilância sanitária/ambiental deste município vem, por meio desta, esclarecer alguns questionamentos sobre o problema que estamos enfrentando nos últimos meses em relação ao aumento significativo de moscas na cidade. O órgão de vigilância sanitária/ambiental averiguou um empreendimento denunciado de ser o possível causador do aparecimento de tais artrópodes (moscas). Após constatação de algumas não conformidades, o mesmo foi intimado para regularização no prazo de 7 dias”.
A nota continua que “entretanto, este caso também compete a outros órgãos estaduais de fiscalização (IAT e ADAPAR) que também averiguaram e tomaram suas medidas cabíveis. O setor de vigilância sanitária/ambiental também esclareceu que tal demora para resolução desta ocorrência deve-se à complexidade da legislação vigente que compete a cada órgão”.
Veja vídeo:
Leia também: Paraná é ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização