Categorias: Ponta Grossa

Iplan ainda não analisou projeto de condomínio de luxo que ameaça 5 mil árvores em PG

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) informou que ainda não realizou a análise do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do condomínio de luxo projetado para o bairro Olarias. O empreendimento, projetado pela CR Almeida, gerou discussão0 devido à possibilidade de derrubada de aproximadamente 5 mil árvores nativas na área. Segundo o órgão, a avaliação só será feita após a entrega da Ata Técnica da audiência pública.

De acordo com a nota oficial enviada pelo Iplan, “conforme a legislação, a análise do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) ocorre após a entrega da Ata Técnica da audiência pública. Até o momento não houve análise do empreendimento por parte do Iplan”. O documento destaca que, quando a ata for anexada ao processo, o órgão dará início à análise e publicará o parecer preliminar no site oficial.

Por ligação com a equipe de reportagem, Rafael Gustavo Mansani, presidente do Iplan, também informou que uma nova audiência pública será necessária antes do lançamento do projeto. Mas ainda não há previsão para a realização desse debate.

Além do parecer do Iplan, a liberação da obra depende da emissão do Decreto de Aprovação do condomínio, o que só ocorre após a assinatura do Termo de Compromisso do EIV, que avalia os impactos do empreendimento. Outros documentos obrigatórios incluem a Licença de Instalação e a Licença de Supressão da vegetação, que são emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT).

A proposta de licenciamento ambiental foi inicialmente recusada pelo Instituto de Água e Terra (IAT). A CR Almeida entrou com um pedido de reconsideração, que agora está sob análise do setor jurídico do Órgão.

Parque municipal

O Portal BnT também questionou o Iplan a respeito da possibilidade da constução de um parque municipal no local da área de preservação ambiental onde estão as 5 mil árvores. A proposta foi feita pelo vereador Dr. Erick na sessão ordinária da última quarta-feira na Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa.

O Iplan também informou que, em dezembro de 2023, encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 485/2023, que previa a definição da área do empreendimento como Zona Especial de Parques (ZEPA). No entanto, o projeto foi devolvido pelas comissões da Câmara em junho de 2024, sem ser levado a plenário. Segundo a nota oficial, “o Iplan tem trabalhado em uma nova minuta de Lei, que deverá ser encaminhada nos próximos dias para a Câmara”.

O caso segue em discussão e aguarda novos desdobramentos sobre a aprovação do empreendimento e seus impactos ambientais. Veja matéria completa sobre a situação e entenda mais detalhes sobre o projeto do condomínio clicando aqui.

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Advogado de preso por apologia ao nazismo diz que ato foi “brincadeira sem graça”

O advogado Yuri Kozan reconheceu que a conduta do rapaz foi reprovável, mas negou que…

% dias atrás

Zambelli é condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão ao sistema do CNJ

Deputada federal e hacker Walter Delgatti foram considerados culpados por crimes cibernéticos; Moraes também determinou…

% dias atrás

Após liberação, CCR PRvias tem 30 dias para iniciar atividades nas rodovias do Lote 3

A concessionária recebeu a documentação necessária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

% dias atrás

Operação Cidade Segura tem início em Castro com ações integradas de combate ao crime

Polícias Civil, Militar e Penal, além da Guarda Municipal, realizam prisões, patrulhamentos e revistas na…

% dias atrás

Rangel falta à oitiva da ‘CEI do Lixo’, mas afirma que está disponível para esclarecimentos por escrito

Ele enviou ofício prometendo colaborar com a investigação sobre contrato da coleta de lixo

% dias atrás

Novo Papa, Leão XIV, tem laços com o Paraná e visita marcante em 2004

Em passagem por Rolândia, Curitiba e Ponta Grossa, então Frei Robert demonstrou carisma e simplicidade…

% dias atrás