A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dentre outrass universidades do Paraná assinaram na manhã de sexta-feira (03) termos de adesão ao Convênio de Extensão Universitária com a Itaipu Binacional.
O projeto, voltado à sustentabilidade territorial, foi firmado com 17 universidades públicas, que participarão de edital para selecionar projetos que somam R$ 24 milhões e devem beneficiar 434 municípios. A solenidade em que foram assinados termos de cooperação e lançado o edital de chamamento aconteceu na Universidade Estadual de Londrina.
O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial no Paraná prevê o financiamento de 200 projetos de extensão universitária, com o pagamento de cerca de mil bolsas para estudantes e professores das universidades e institutos envolvidos no programa, mobilizando pesquisadores e extensionistas. A iniciativa é uma parceria entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e universidades envolvidas.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, destacou a importância de enxergar nas universidades o potencial de levar aos municípios aquilo que pode ajudar a superar seus principais problemas. “Potencializar as nossas universidades, fazer com que elas possam cada vez mais atuar nas suas regiões, nas sociedades em que estão inseridas é uma grande estratégia de contribuição para o desenvolvimento econômico, social, para gerar transformação, gerar emprego e renda, e ajudar o país e o Estado a se desenvolver como um todo”.
O diretor geral da Itaipu Binacional, professor Enio Verri, enalteceu o trabalho realizado em conjunto para melhorar a realidade das pessoas que serão beneficiadas com os projetos de extensão. “Nós estamos construindo aqui uma grande parceria, a bem das políticas públicas do governo federal no Paraná e Mato Grosso do Sul. Nessa troca, quem ganha é o território que nós atendemos”.
Além da concessão de bolsas, o edital irá custear equipamentos e insumos. As universidades participantes farão uma pré-seleção de projetos e encaminharão as propostas para uma comissão técnica avaliadora, que faz a análise técnica, aprovação e distribuição por áreas de abrangência.
As bolsas proporcionarão apoio financeiro aos estudantes, como subsídio à execução dos projetos de extensão, para construir uma rede sólida de ações de extensão voltadas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Leia também: Helicóptero da Marinha resgata grávida de gêmeos e bebê no Rio Grande do Sul
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade