Na quarta-feira, dia 26, às 10h, a Unidade Armazenadora de Ponta Grossa, localizada na BR 376, km 510, em Ponta Grossa-PR, será palco de um importante evento: a assinatura do acordo de cooperação internacional entre a Itaipu Binacional, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops). O objetivo do acordo é promover a reforma e modernização dos armazéns graneleiros da Conab, iniciando pela unidade em Ponta Grossa.
O projeto representa um investimento de R$ 55 milhões por parte da Itaipu e inclui diagnósticos situacionais de armazéns em outras localidades, como Rolândia e Cambé (PR) e Maracajú (MS). A unidade de Ponta Grossa, que atualmente tem capacidade para armazenar até 300 mil toneladas de grãos, será reformada para alcançar seu potencial máximo de 420 mil toneladas.
Participarão do evento autoridades como o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; o diretor-presidente da Conab, João Edegar Pretto; e o representante do Unops no Brasil, Fernando Barbieri. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também estará presente.
A Itaipu Binacional é reconhecida mundialmente por sua contribuição à geração de energia limpa e renovável desde 1984. O Unops atua no Brasil desde 2012, buscando implementar projetos sustentáveis em parceria com governos e organizações internacionais. Já a Conab desempenha um papel crucial na segurança alimentar e no desenvolvimento rural no Brasil.
Leia também Divulgado resultado da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva em PG