Campos Gerais Destaque

Jaguariaíva decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas

A decisão saiu no diário oficial assinada pela prefeita da cidade

Devido as fortes chuvas que caíram em Jaguariaíva no último final de semana, a prefeita Alcione Lemos decretou estado de calamidade pública. A decisão foi publicada no Diário Oficial de domingo (8), após uma reunião com a Defesa Civil do município. Uma das situações mais preocupantes é no quilômetro 214 da PR-151, entre Jaguariaíva e Sengés, depois que o asfalto cedeu e uma cratera se formou em ambos os sentidos.

Segundo o material do diário oficial, alguns pontos que levaram a decisão de calamidade é que “um grande número de estradas rurais estão intransitáveis, além do comprometimento de várias ruas do perímetro urbano; várias pontes que interligam bairros na zona rural bem como o município de Jaguariaíva a outros municípios, estão com aparentes danos; a necessidade de adotar medidas administrativas extraordinárias no regular andamento da Administração Pública Municipal; e por fim o decreto destaca que as vias urbanas não suportam tráfego pesado, tendo em vista as vias estreitas e não dimensionadas para tanto, sendo, portanto, necessário desviar o tráfego pesado para outras rodovias”.

Já nesta segunda-feira (9), a prefeitura publicou outro decreto, em relação ao trânsito de veículos, em relação a PR-151. Com isso, a decisão é de que fica proibido o tráfego de veículos pesados pelas ruas localizadas no perímetro urbano.

Já os desvios estão ocorrendo por uma via marginal no perímetro urbano, enquanto que caminhões e outros veículos pesados não devem passar por dentro da cidade, e devem usar um desvio por uma estrada rural. Já para quem vem de Sengés o início é ao lado do Instituto Federal.

Adutora

Nesta segunda-feira (9), a Autarquia Municipal de Saneamento Básico (Samae), disse que o rompimento da adutora no Jardim Primavera foi consertado no domingo (8) e o sistema de abastecimento normalizado.

“Sobre o sistema da ETA Matarazzo, que atende os bairros da Cidade Baixa e Cidade Alta, as equipes permanecem trabalhando no local do rompimento, e o serviço está em fase de conclusão, pois foram necessárias várias soldas, tendo em vista que parte da tubulação rompida é de ferro. Por conta do volume de água no córrego, e da forte chuva, se realizada ontem (domingo), a solda não “firmaria”. Ao término do conserto, será religado registro principal da ETA Matarazzo, para reposição do nível do reservatório de 2 milhões de litros, que por sua vez, abastece vários outros reservatórios da cidade, que terão seus níveis de reabastecimento por recalque (sistema de bombeamento)”, destaca o comunicado.

O comunidade da Samae também destacou que há dois anos comunicaram o DER sobre o problema estrutural da rodovia, alertando que a mesma estava afundando, e a partir disso, investiram alto e fizeram um serviço enorme para desviar o curso da adutora de água bruta que abastece a ETA Matarazzo, visando prevenir um problema que seria maior nesse momento, e a falta de água ocorreria por semanas, se o serviço não tivesse sido realizado.

Leia também: Polícia Civil prende homem por armazenamento de pornografia infantojuvenil em Jaguariaíva


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR