Categorias: DestaquePolítica

Jocelito busca última tentativa no STF para reaver cargo de Deputado

O ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB), entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para retirar sua inelegibilidade e reaver o cargo de deputado federal, conquistado na última eleição, em outubro de 2022, e agora o pedido está sendo analisado.

A defesa de Canto alega que seus direitos políticos foram cassados por oito anos devido a uma condenação por “enriquecimento ilícito e dolo” relacionado à falta de cessão formal de um policial que trabalhava em sua segurança em 1999. A defesa argumenta que a condenação ocorreu em 2013, há nove anos atrás, e já teria expirado.

Jocelito recebeu 74.348 votos para deputado federal na última eleição, mas teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seus recursos foram negados, resultando na ocupação do cargo pelo ex-governador Beto Richa (PSDB). Sua filha, a deputada federal Mabel Canto, afirmou anteriormente que o pai estaria sofrendo “perseguição”.

Relembre o caso: Jocelito Canto protocola novo recurso para reaver cargo de deputado federal

TSE NEGOU O PEDIDO

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso e manteve inelegível Jocelito Canto, candidato a deputado federal mais votado pelo PSDB no Paraná nas eleições deste ano. O julgamento ocorreu em dezembro de 2022.

Jocelito teve a candidatura indeferida com base na ‘Lei da Ficha Limpa’ por uma condenação por improbidade quando ainda era prefeito da cidade.

STF ANALISA O PEDIDO

Agora, o pedido de Jocelito será analisado pelo STF. Ele afirmou ao portal Boca no Trombone, que tem esperança de que o tribunal reveja sua situação, destacando que a vontade do povo não está sendo respeitada. “A expectativa é que o Supremo Tribunal Federal, ele que modifica tantas leis, que descondenou muita gente, reviu posições e coisas erradas, possa rever essa situação. Não é justo, eu por causa de um PM, perder o direito de ser deputado, e a vontade do povo não ser respeitada”, disse o ex-prefeito.

Confira abaixo a fala completa de Jocelito Canto:

Nas redes sociais o ex-prefeito publicou um vídeo declarando sua expectativa em conseguir reaver o cargo na Câmara dos Deputados. Assista abaixo:

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Com 4%, Paraná chega à 3ª menor taxa de desemprego da sua história, aponta IBGE

Dados da PNAD Contínua mostram que o Estado registrou 4% no número de desocupados no…

% dias atrás

Ponta Grossa é destaque em concurso Entre Caminhos do Paraná do Sesc PR

Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea…

% dias atrás

Governo fará bloqueio de cerca de R$5 bilhões no orçamento, diz Haddad

Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…

% dias atrás

Programa ‘Mercado de Rua’ é sancionado em Carambeí

Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos

% dias atrás

Autor de homicídio em confraternização é condenado a 24 anos de prisão

O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…

% dias atrás

Casal é preso por tráfico e posse ilegal de arma em PG

a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade