Projeto de lei que implementa cultura de paz nas escolas de PG é sancionado
Em uma entrevista exclusiva ao portal Boca no Trombone, a vereadora Josi Kieras, do Mandato Coletivo, falou tudo sobre a aprovação do recente Projeto de Lei nº 1.950, de 27/12/2023. A lei institui o “Programa Cultura de Paz nas Escolas”, de autoria da vereadora.
Segundo a descrição do projeto de lei, o programa poderá ser implementado em todas as escolas do Município, com ênfase nas que apresentem maior índice de violência. O objetivo principal é conscientizar e informar sobre a necessidade de combate à violência, promovendo a cultura de paz.
Entre as metas do programa estão a divulgação de informações sobre violência e suas causas, a realização de cursos e palestras para capacitar educadores, pais e alunos na prevenção e enfrentamento da violência, e o fortalecimento do papel social da escola na promoção da paz, cidadania e respeito.
A legislação também estabelece princípios para o “Programa Tendas Violetas”, voltado à prevenção e combate à violência sexual. Esses princípios incluem engajamento, capacitação de gestores, correção eficiente de denúncias e rigor na apuração e tratamento das mesmas.
Josi Kieras explicou que a inspiração para o projeto surgiu durante a votação pública para implementar o modelo cívico-militar nas escolas estaduais de Ponta Grossa. Ela conta que perceberam a necessidade de cultivar a paz nas escolas, juntamente com a contratação de psicólogos e assistentes sociais, além da valorização de todos os funcionários. “Nossas crianças não precisam de polícia, elas precisam de adultos que falem sobre paz, harmonia e profissionais especializados em educação”, ressaltou a vereadora.