Destaque Política

Projeto de lei que implementa cultura de paz nas escolas de PG é sancionado

O objetivo principal do Projeto de Lei é conscientizar e informar sobre a necessidade de combate à violência, promovendo a cultura de paz. Confira a entrevista

Em uma entrevista exclusiva ao portal Boca no Trombone, a vereadora Josi Kieras, do Mandato Coletivo, falou tudo sobre a aprovação do recente Projeto de Lei nº 1.950, de 27/12/2023. A lei institui o “Programa Cultura de Paz nas Escolas”, de autoria da vereadora.

Segundo a descrição do projeto de lei, o programa poderá ser implementado em todas as escolas do Município, com ênfase nas que apresentem maior índice de violência. O objetivo principal é conscientizar e informar sobre a necessidade de combate à violência, promovendo a cultura de paz.

Entre as metas do programa estão a divulgação de informações sobre violência e suas causas, a realização de cursos e palestras para capacitar educadores, pais e alunos na prevenção e enfrentamento da violência, e o fortalecimento do papel social da escola na promoção da paz, cidadania e respeito.

A legislação também estabelece princípios para o “Programa Tendas Violetas”, voltado à prevenção e combate à violência sexual. Esses princípios incluem engajamento, capacitação de gestores, correção eficiente de denúncias e rigor na apuração e tratamento das mesmas.

Josi Kieras explicou que a inspiração para o projeto surgiu durante a votação pública para implementar o modelo cívico-militar nas escolas estaduais de Ponta Grossa. Ela conta que perceberam a necessidade de cultivar a paz nas escolas, juntamente com a contratação de psicólogos e assistentes sociais, além da valorização de todos os funcionários. “Nossas crianças não precisam de polícia, elas precisam de adultos que falem sobre paz, harmonia e profissionais especializados em educação”, ressaltou a vereadora.

Assista abaixo a entrevista completa:

Leia também: Câmara de PG aprova projeto que restringe uso de agrotóxicos em áreas residenciais


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone