Paraná

Livro sobre memórias da imigração no Paraná será lançado está semana

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/5b8ccfcbcd23d038aad2d2e9ec3b582f.jpeg

Uma obra que resgata a construção étnica e cultural do Paraná, um estado caracterizado pela imigração de quase 30 etnias diferentes. Esse é objetivo do segundo volume de “Vindas – Memórias de Imigração’, publicado pela ABC Projetos. O lançamento do livro será realizado na Sala de Leitura do Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa, no dia 25 de março, às 19 horas. 

[RELACIONADAS]

O livro traz à tona histórias e memórias de imigrantes de diferentes etnias que colonizaram o território paranaense, entre elas:  alemães, libaneses, italianos, espanhóis, poloneses e ucranianos. ‘Vindas’ foi escrito e organizado pelos jornalistas Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Diego Antonelli e Jefferson Luiz Schneider Dittrich. Em breve, também serão realizados eventos de lançamento em Irati e Curitiba, onde há imigrantes entrevistados. 

  Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo com patrocínio da Copel e Caminhos do Paraná, o projeto narra a formação social e cultural do Paraná a partir de histórias de vida dos próprios imigrantes, que contam as razões que os levaram a deixar suas pátrias, as dificuldades e os obstáculos superados por eles em solo brasileiro. 

Cada entrevistado conta suas vivências sobre a história da colonização do Paraná. A partir de suas memórias, eles proporcionam ao leitor um  riquíssimo e detalhado passeio abordando a saga dos imigrantes no Estado. “As narrativas dos imigrantes permitem ao leitor enxergar e vivenciar uma parte fundamental na construção social do Paraná. Cada relato mostra os meios e as formas que eles utilizaram para se estabelecer e se adaptar, os rumos que tomaram, os caminhos que percorreram e os lugares onde chegaram”, explica Alessandra.

[RELACIONADAS]

O Volume II do livro Vindas traz as histórias de Zofia Brzegow, imigrante polonesa, Haidar Omar, imigrante libanês, Saturnino Hernando, imigrante espanhol, Alice Hoffmann, ascendente alemã, Edison Moro Rios, ascendente italiano e Pedro Choma Neto, ascendente ucraniano.

Antonelli explica que os relatos dos imigrantes constituem elemento fundamental para entendermos costumes e tradições presentes nos dias de hoje. “Para podermos entender a realidade atual é necessário conhecermos nosso passado. A história explica o presente e também ajuda a projetarmos o futuro.”, afirma. Para Dittrich, a obra é uma “oportunidade para tornar a história cada vez mais viva e atual em nosso dia a dia”.

O livro traz fotografias antigas e atuais, além de ilustrações, retratando os percursos e caminhos das famílias desde que deixaram seus países de origem até chegar ao Paraná. Cada capítulo também é traduzido para o idioma de origem do imigrante. Há ainda, ao longo dos capítulos, QR Codes com audiolivro, medida que garante acessibilidade para leitores com deficiência visual. O primeiro volume foi publicado em 2018 e conta a história de sete etnias vindas ao Estado.7[RELACIONADAS]

Depois do lançamento, o livro poderá ser adquirido nas principais livrarias de Ponta Grossa ou direto com a editora pelo whatsapp (42) 99839-4207 pelo valor de R$ 50.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22) Motorista dorme dentro do carro no meio da avenida em cidade da região Previsão de hoje (21) Previsão de hoje (20) Corpo é visto boiando em rio de PG Pôr do Sol em Ponta Grossa